LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Exames: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brigiti • 11/3/2014 • 4.018 Palavras (17 Páginas) • 414 Visualizações
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
TABOÃO DA SERRA – SÃO PAULO
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação do professor-tutor a distância Ludmilla Cristina Sauhi.
TABOÃO DA SERRA – SP
2013
Sumário
Introdução 5
Relembrando o processo de alfabetização 6
O significado de estar alfabetizado 8
Definição dos termos na visão do autor Faraco 9
Apresentação das características dos gêneros textuais..........................................................11
Propostas das atividades de alfabetização...........................................................................13
Percepções sobre a importância do trabalho com texto em sala de aula 15
Atividade envolvendo leitura e escrita 16
Atividade envolvendo normas PCN 18
Considerações finais 19
Bibliografia 20
Introdução
O ato de ler e o ato de escrever constituem elementos inerentes à condição humana, uma vez que a aquisição da língua oral e escrita nos remete à possibilidade de participação social na qual nos tornamos seres no mundo.
A aquisição da leitura e da escrita implica, portanto, uma questão de cidadania, ao tempo que se revela como uma forma de inclusão social, ao possibilitar-nos a capacidade criadora e o posicionamento crítico do mundo no qual estamos inseridos. Desse modo, o domínio da alfabetização amplia nossos horizontes, proporcionando-nos, sobretudo o acesso à informação e à produção do conhecimento.
A escola, enquanto agência por excelência de produção de conhecimentos desempenha um papel de fundamental importância no processo de aquisição da língua escrita, requer do cidadão muito mais do que o mero conhecimento das "primeiras letras". As dificuldades encontradas tanto pelas crianças em aprender a ler e escrever quanto pelos professores em lhes ensinar tem sido presente ao longo da história, apesar do lento avanço em direção a alfabetização, visando à diminuição de analfabetos e analfabetos funcionais, os dados que temos ainda esta longe de ser satisfatório para a educação brasileira.
RELEMBRANDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Estar alfabetizado é... O fato de saber ler e escrever, pois temos que entender o que estamos lendo, saber concatenar as palavras corretamente para a construção de um texto não somente para a escrita, mas também para conversar com as pessoas em nosso dia-a-dia.O fato de sermos alfabetizados, ler e escrever nosso nome e escrever ou ler um bilhete simples, não nos ajuda a viver no mundo de hoje, pois, como faremos se precisarmos chegar a um determinado endereço sem conhecer bem o local, ou para ler em bula de medicamento, calcular uma economia no mercado ou saber se não estamos sendo ludibriados em uma cobrança indevida de taxas no pagamento de contas.
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento. Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.
A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo. "Estar alfabetizado é praticar muito a leitura e escrita , somente desta forma estaremos caminhando para o letramento que nada mais é o fato de compreender, decifrar saber o que aquele texto quer nos passar , ensinar e observar o conteúdo de forma clara e objetiva."(Juliana Marque Toledo)
Segundo Soares (2003), o termo letramento surgiu em 1980, como verdadeira condição para sobrevivência e a conquista da cidadania, no contexto das transformações culturais, sociais, políticas, econômicas e tecnológicas. Ampliando, assim o sentido do que tradicionalmente se conhecia por alfabetização. Letramento não é necessariamente o resultado de ensinar a ler e a escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita (SOARES, 2003).
"Estar alfabetizado é despertar para um mundo de conhecimentos, enriquecido de conteúdos concretos para o discernimento de escolhas no qual somente através da alfabetização é que podemos ter." Analfabetismo é o modo de proceder como analfabeto, que é privado do alfabeto. Alfabetizar é tornar o individuo capaz de ler e de escrever. Alfabetização é a ação de alfabetizar, de tornar
...