LINGUISTICA APLICADA – PROFESSOR LANGUISNER GOMES
Por: victor é resistência • 31/10/2018 • Resenha • 828 Palavras (4 Páginas) • 254 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAS DO CEARÁ (UECE) [pic 1]
CENTRO DE HUMANIDADES
CURSO DE LETRAS INGLÊS – 028
LINGUISTICA APLICADA – PROFESSOR LANGUISNER GOMES
JOÃO VICTOR CACIANO DA SILVA
RESUMO: Análise de gêneros na abordagem de Swales: princípios teóricos e metodológicos
John M. Swales concentra duas contribuições teórico-metodológicas em torno do ensino do inglês para fins específicos e tem sustentado pesquisas voltadas para análise de gêneros textuais. A aplicação de sua teoria ao ensino tem dado apoio à estudantes para que exercitem o reconhecimento de gêneros textuais.
Swales considera, em sua teoria, que o contexto é fundamental para se entender e interpretar um texto e de que os elementos linguísticos não são suficientes para uma análise do gênero. Swales buscou ideias em vários campos de estudos para elabora a própria concepção de gênero, essas influencias vem das abordagens voltadas para o ensino do inglês, das quatro habilidades na aprendizagem, da área da aprendizagem e das abordagens de noções de funções, e, por fim, da análise do discurso anglo-saxônica e crítica.
Na obra de Swales, encontra-se uma preocupação inicial de resolver um problema teórico-aplicado de base, que é perceber o gênero apenas como uma fórmula textual, cujas consequências para o ensino são devastadoras. Para resolver esse problema, Swales formou sua visão de gênero buscando diferentes conceitos em quaro campos distintos, dos estudos folclóricos, literários, linguísticos e retóricos.
No campo do folclore, verificou a importância de se fazer uma classificação de gêneros, essa abordagem deve levar o analista de gênero a dar importância à compreensão que uma comunidade tem dos gêneros que usa e com que finalidade.
No campo de estudos literários o destaque é para sua instabilidade, ou seja, a violação das normais para imprimir originalidade a obra. Swales chama atenção para a contribuição dessa área em relação à evolução dos gêneros e ao papel do autor e da sociedade, que determinam as mudanças.
A linguística é uma área que se configura mais pela tradição dos estudos linguísticos no nível da frase do que pela atenção dada aos gêneros. Swales reforça a ideia de que cada gênero adquire determinadas características em função da sociedade e de seus usuários. Além disso ele defende o pensamento de que gêneros realizam propósitos sociais e observa que a realização de um gênero se faz através do discurso.
Já a retórica oferece uma classificação dos diversos tipos de discurso, um deles o persuasivo onde o discurso estiver centrado no leitor, mas o contexto não é levado em consideração. O conhecimento de gêneros é um fator decisivo para que os membros de uma comunidade percebam as finalidades que pretendem alcançar.
Swales inspirou-se nas informações acima descritas para formular seu próprio conceito de gênero, que foi construído com base em cima características que permitem identificar um gênero como tal.
A primeira característica do gênero textual está relacionada à ideia de classe, uma categoria em que se encaixam textos semelhantes pertencentes ao mesmo gênero, a segunda é o proposito comunicativo, a terceira é a prototipicidade, a quarta é a lógica ou a razão subjacente, e a quinta é a terminologia elaborada pela comunidade discursiva para seu próprio uso para nomear os gêneros produzidos na comunidade.
Essas cinco características levam a uma concepção de gênero que é: Um gênero compreende uma classe de eventos comunicativos cujo exemplares compartilham os mesos propósitos comunicativos. O proposito comunicativo é o critério privilegiado que faz com que o escopo do gênero se mantenha relacionado estreitamente com uma determinada ação retorica compatível com o gênero. Por essa definição, pode-se perceber como as noções de gênero e de comunidade discursiva estão estritamente ou intrinsecamente relacionadas.
...