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LITERATURA PORTUGUESA DO SIMBOLISMO AS TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEA

Por:   •  30/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

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LITERATURA PORTUGUESA DO SIMBOLISMO AS TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEA


FARIAS, Gabriel Maravilhoso Strasser
[1]
DIAS, Gersilene Sousa
[2]

O livro didático utilizado para o seguinte relatório e texto dissertativo em relação ao tema Simbolismo é correspondente à 2ª série do Ensino Médio. [pic 1]

Português Contemporâneo  

1ª edição 2016 - Editora Saraiva  

Autores: Willian CEREJA  

Carolina DIAS VIANA  

Christiane DAMIEN



             Inicia-se na unidade 4 intitulada como Palavra e Música. Após uma breve introdução ao conteúdo a ser trabalhado, como por exemplo, pintura
O Friso de Beethoven (1902), de Gustav Klimt acompanhada de uma breve síntese; um trecho de Cruz e Sousa; e a letra de uma música de Arnaldo Antunes, o capítulo começa com o tema Simbolismo, logo abaixo do tema há uma pintura de Gustave Moreau, Orfeu (1865): uma curta biografia de Gustave Moreau; subsequente um exercício referente a pintura com 7 questões: anexada na mesma página da atividade, uma pintura chamada A morte de Orfeu (1866) contextualizada com a mitologia grega. Finalizando esta primeira apresentação do conteúdo, o livro exibe uma seção denominada de ‘’ Fique Conectado’’ onde reúne várias sugestões de objetos culturais relacionado com o período Simbolista: filmes, livros, músicas, sites, pinturas, obras arquitetônicas. Os autores seguem o conteúdo programático com: simbolismo em contexto: como se deu a divulgação dos poemas simbolistas: exposição de pinturas simbolistas, A morte e o coveiro (1900) de Carlos Schwabe e Gioventù (1898) de Eliseu Visconti. Posteriormente, uma nova seção chamada ‘’ Foco no texto’’ onde é feito um paralelo entre poemas (Siderações e Música da Morte, de Cruz e Sousa), pinturas (Anjo dos Esplendores, de Jean Delville, A noite Estrelada, de Vincent van Gogh, A queda do Phaethon, de Gustave Moreau) e atividades. Para concluir este bloco, uma nova seção chamada ‘’ Arquivo’’ que engloba todo conteúdo estudado, oferecendo as características principais do período estudado. Após o bloco de gramática, o livro retoma a literatura com alguns escritores do simbolismo, como: Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimarães, acompanhado da pintura de Gustavo Moreau, A inspiração (século XIX). Os autores apresentam ainda uma descrição da vida de Cruz e Sousa, imediatamente o seu poema ‘’ Crianças negras’’ (em anexo, há imagens de crianças negras ao lado do poema) da obra Últimos sonetos, e uma atividade relacionada a este poema. O escritor Alphonsus de Guimarães é descrito da mesma maneira, uma biografia, soneto ‘’ Hão de chorar por ela os cinamomos’’, atividade relacionada e uma breve comparação entre os dois autores e seus poemas. Ao final do conteúdo literário, os autores propõem uma interação entre dois textos: um trecho de ‘’ Emparedado’’, poema em prosa de Cruz e Sousa, e o poema ‘’ A cor da pele’’, do poeta contemporâneo Adão Ventura.  

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