Leitura de Imagem
Abstract: Leitura de Imagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SrtaMoon • 10/2/2015 • Abstract • 421 Palavras (2 Páginas) • 395 Visualizações
• No fim da década de 1980, no Brasil, surgem ideias que sugerem o entendimento de que arte não é apenas expressão, mas também conhecimento, com isso, pavimentando o terreno para a circulação dos fundamentos de uma proposta de ensino da arte ancorada, pela própria arte, em sua história, em sua apreciação e em seus fazeres.
• Esta proposta introduzida no Brasil por Ana Mae Barbosa, inicialmente chamada erroneamente de Metodologia Triangular, está apoiada em três pilares: O fazer artístico do aluno, a leitura da obra de arte e a contextualização.
Metodologia ou Proposta Triangular?
• O que a princípio era para ser uma proposta, foi interpretada e disseminada como uma Metodologia, por arte educadores de todo Brasil.
• Um equívoco frequente é a aplicação da Proposta Triangular, na seguinte ordem: apreciação, contextualização (História da Arte) e fazer artístico, como se fosse a única sequência possível.
Leitura de Imagem
• Antes de falarmos da releitura cabe definir o que entendemos por leitura, uma vez que necessitamos de uma primeira leitura para que possamos realizar uma nova leitura, ou seja, a releitura.
• Não podemos esquecer que a leitura sempre será produção de significados, “não é encontrar o sentido desejado pelo autor (...) ler é, portanto, constituir e não reconstituir um sentido”.
• Como Paulo Freire (1987,pág.08) afirma: “E aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade”.
• No livro Cultura Visual, Mudança educativa e Projeto de trabalho, Fernando Hernández reconhece que não somente o conhecimento formal, conceitual e prático em relação a Artes, deve ser exposto ao alunos, mas também sua consideração como parte da cultura visual de diferentes povos e sociedade.
Releitura
• Reler é interpretar a obra, é colocar sua visão do mundo, suas críticas, sua linguagem e suas experiências sobre a obra escolhida.
• Essa nova leitura poderá ser verbal, mental ou ainda uma nova experiência estética ao identificarmos detalhes que possam ter passado despercebidos numa primeira leitura. Seria a releitura portanto, uma leitura mais atenta, procurando observar aspectos não lidos anteriormente, resultando ou não em uma produção plástica.
Releitura não é cópia
• Releitura no sentido do Fazer Artístico significa fazer a obra de novo acrescentando ou retirando informações. Não é cópia.
• A cópia pode ser um recurso didático, quando se pretende realizar estudos de etilos, técnicas, estudos comparativo, porém não deve ser associada à releitura, já que essa ao invés de copiar, pretende recriar a obra sob uma nova ótica, que não deve está necessariamente ligada à mesma ótica do artista.
...