LEITURA DE IMAGEM: MICHELANGELO
Por: Kelly Sulysman • 10/10/2016 • Trabalho acadêmico • 3.043 Palavras (13 Páginas) • 521 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
LEITURA DE IMAGEM: MICHELANGELO
Jonathas Alves dos Santos
Josefa Eloisa Lima
Kelly Sulysman
Matheus Felipe De Jesus Silva
Moises Cruz
Samuel Barbosa
Artes Visuais
2015
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
LEITURA DE IMAGEM: MICHELANGELO
O trabalho tem como objetivo a leitura e análise técnica de imagens.
Orientadora: Maria José Spiteri Talvoro Passos.
Jonathas Alves dos Santos RGM 1523692-7
Josefa Eloisa Lima RGM 15313581
Kelly Sulysman RGM 1513639-6
Matheus Felipe De Jesus Silva RGM 15039600-9
Moises Mendes Cruz RGM 1527258-3
Samuel Barbosa RGM 15161404
Artes Visuais
2015
Sumário
1.1 Resumo 4
1.2 Introdução 5
2 Seleção das Obras 6
2.1 Pietá 6
2.2 Moisés 7
2.3 Projeto Arquitetônico 8
3.1 A Gestalt 8
3.2 Sobre a Obra 9
3.3 Etapa contextualização 10
3.4 Interpretações subjetivas 11
3.5 Resultados de Análises Realizadas 12
4 Bibliografia 14
1.1 Resumo
O Projeto a seguir, possui o intuito de analisar tecnicamente a obra Moises, de Michelangelo Buonarroti, e a partir desta criar linhas de pensamentos sobre as técnicas usadas pelo artista em suas demais obras. Formando assim inúmeros conceitos sobre o artista, seu estilo, e técnicas.
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1.2 Introdução
Para esse projeto, os caminhos a serem seguidos foram os seguintes: a escolha de um artista; após isso as obras mais fortes definidas pelo grupo; e a análise técnica de uma das obras.
Pensou-se primeiramente em como chegar numa opinião comum sobre o artista que seria abordado. Pela sua trajetória e feitos, e tamanhos mistérios envolvidos em sua história, foi escolhido o artista Michelangelo. Das suas obras selecionamos Pietá, Moises e seu Projeto Arquitetônico.
Já par analise separamos a escultura Moises, e a observamos por meio do método da Gestalt.
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2 Seleção das Obras /
Como já citado anteriormente, as obras foram escolhidas de acordo com sua força de impacto na sociedade. Não só no que se via na época, mas também no que ainda podemos observar no que se é dito sobre elas em nossos tempos.
2.1 Pietá
[pic 1]Michelangelo Buonarroti, Pietá, escultura em mármore, Basílica de São Pedro, Vaticano, Roma, Itália. (1498–1499)
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2.2 Moisés
[pic 2]Michelangelo Buonarroti, Moisés , escultura em mármore, Basílica de São Pedro, Vaticano, Roma, Itália. (1513–1515)
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2.3 Projeto Arquitetônico [pic 3]
[pic 4]
3 Analise Projeto Arquitetônico da Praça do Capitólio (1534)
3.1 A Gestalt
Levando em conta os princípios da Gestalt, analisamos a imagem para identificar seus principais elementos de composição. Tratando não como a semiótica, que faz a análise da ligação e significado das partes da composição, mas sobre a percepção humana, da forma em que estruturamos mentalmente os elementos gráficos.
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3.2 Sobre a Obra
Localizada em Piazza di San Pietro in Viscoli ,Roma ,Itália . Está no tumulo do papa Julio II , foi iniciada em 1513 e terminada em 1515. Foi feita no período do Renascimento italiano.
Sendo representado sentado; o corpo volta-se para frente, a cabeça com a pujante barba olha para a esquerda, o pé direito repousa sobre o solo e a perna esquerda acha-se levantada de maneira que apenas os artelhos tocam o chão. O braço direito une tábuas a uma parte da barba e o esquerdo repousa sobre o colo.
O material utilizado é o Mármore branco de Carrara e só pode ser contemplada de frente do sepulcro.
O nome dessa escultura é Moisés. Como o nome diz é de temática bíblico. É o profeta Moisés ao regressar de sua estancia de 40 dias no monte Sinai, com as tabuas da Lei de baixo do braço, contempla horrorizado os israelitas abandonando o culto a Deus e adorando um bezerro de ouro. Sobre uma descrição mais pormenorizada de sua atitude pode se usar a teoria de Lubke [1863,666]: "Profundamente abalado, agarra com a mão direita sua barba a derramar-se(...)". e de Grimm[1990,189] diz; Sob cujo braço as tabuas repousam.
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