Leitura, sistemas de conhecimento e processamento de texto
Tese: Leitura, sistemas de conhecimento e processamento de texto. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: yagor22 • 14/10/2014 • Tese • 270 Palavras (2 Páginas) • 1.218 Visualizações
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Leitura, sistemas de conhecimentos e processamento textual. In: 3.ed. São Paulo: Contexto, 2012. Pag. 39 a 56.
1. No texto “Leitura, sistemas de conhecimentos e processamento textual”, as autoras Koch e Elias esclarecem que convoca-se diversas estratégias sociocognitivas ao realizar uma atividade de leitura e produção de sentidos. De acordo com elas, essa convocação é realizada conforme os tipos de conhecimentos que se tem.
1.1. Conhecimento linguístico.
Esse tipo de conhecimento pode-se, por exemplo, usar de meios coesivos para efetuar acréscimo ou supressão de termos e orações, ou seja, o autor procura obedecer às regras já restabelecidas no sistema gramatical de sua língua.
1.2. Conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo.
Refere-se aos conhecimentos que dizem respeito a vivências pessoais e acontecimentos situados em um determinado espaço e tempo. Dessa forma o entendimento do texto se dá de maneira eficiente quando o leitor ativa os ditos conhecimentos na sua interação com o texto.
1.3. Conhecimento Internacional.
Refere-se às formas de interação por meio da linguagem.
1.4. Conhecimento Comunicacional.
O texto refere-se à variação linguística de cada tipo de texto e da quantidade de informação necessária para que a compreensão se efetive.
1.5. Conhecimento Metacomunicativo.
Permite ao autor evitar perturbações previsíveis na comunicação ou desfazer conflitos por meio de uma introdução no texto.
1.6. Conhecimento Superestrutural ou conhecimento sobre gêneros textuais.
Por meio dele, permite-se a identificação de textos por seus estilos, exemplos, fábulas e horóscopo.
...