Lendas - trabalho da UNOPAR
Por: m123456789m • 13/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.376 Palavras (6 Páginas) • 378 Visualizações
SUMÁRIO
IDENTIFICAÇAO 04
II. TEMA 04
III INTRODUÇAO 04
IV METODOLOGIA 06
V CRONOGRAMA 08
VI AVALIAÇÃO 08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09
1. IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Escola Municipal Menino Jesus
Endereço: Rua 43 Vila Padre Antão – Trindade – Goiás
Turma: 2ºAno
Turno: Vespertino
Total de aluno: 31 alunos
II. TEMA: Agrupamento narrar: Lendas
TÍTULO: Projeto: a leitura como suporte para a produção da escrita – as lendas
III. INTRODUÇÃO
A escolha deste projeto: a leitura como suporte para a produção da escrita – as lendas, foi motivada pela necessidade observada no 3º ano da Escola Municipal Menino Jesus frente problemática : ler sem significaçao, assim faz-se necessario uma prática pedagógica que oriente os alunos a acabar com esta defazagem, lendo e escrevendo com significação.
Para sua arealizaçao escolheu-se atividades lúdicas e prazerosas como: contaçao de histórias (lenda: a onça da mão torta), musicas, videos, mimicas, atividades corporais, reconte e trabalhos manuais.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) da Língua Portuguesa, diz que: falar, escutar, ler e escrever, são ações que levam a compreensão e produção de textos. Assim sendo, ler e escrever se complementam. Os bons leitores têm grandes oportunidades de escrever bem. Quem lê mais tem um vocabulário mais rico e compreende melhor determinados tipos de textos.
Segundo os PCNs de Língua Portuguesa (1998), deve-se usar os gêneros textuais como objeto de ensino para a prática de leitura e produção e recomendam o texto oral e escrito como a solidificação de um gênero, o que equivale dizer que os gêneros são imprescindíveis ferramentas no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa. Com o surgimento desta proposta os gêneros textuais foram considerados importantes no ensino da língua, pois até então, os conteúdos eram descontextualizados.
Este trabalho com os gêneros será desenvolvido usando a ludicidade-linguagem corporal.
Segundo PCN (1988), a linguagem corporal se refere a todas as nossas expressões através dos movimentos, posturas ou gestos que se façam com as diferentes partes do corpo. E o que ela faz é estudar o significado expressivo ou comunicativo dos gestos e movimentos corporais percebidos pelos sentidos visual, auditivo, ou táctil, de acordo com a situação. Hoje o aluno aprende de forma contextualizada e de forma global, diferente de anos anteriores onde, as escolas estiveram centradas apenas no que o professor devia fazer na sala de aula e no desempenho do aluno. Hoje, as escolas estão abertas às mudanças, às inovações, pois, em tempo de globalização devem estar atentas ao conhecimento que as crianças possuem sobre a escrita.
Portanto, o papel do professor, diante das crianças, será de levá-las a refletir sobre a importância do uso correto ou mais adequado da leitura e da construção da escrita. O professor deve ter em mente que a leitura vai além de decodificação das letras do alfabeto. Para acabar com a defasagem observada nesta turma em relação ao processo de leitura e escrita, optou-se por trabalhar com leitura e reescrita de lendas, com os seguintes objetivos: motivar a criança o gosto pela leitura e, consequentemente, formar alunos capazes de ler com significação e se expressar corretamente; Criar um ambiente prazeroso para o desenvolvimento da oralidade e da leitura; Promover contatos com a linguagem oral, musical e expressao corporal.
No se pode esquecer que ao desenvolver este projeto que a magia das histórias encanta os alunos, eles manuseiam livros, apreciam as ilustrações e pedem sempre mais e mais histórias, ou então, “conta de novo!”. Durante as narrações ficam atentos, curiosos e ao final sempre querem olhar o livro para recontar a história e dizem “Era uma vez...”
Portanto, neste projeto será trabalhada, a lenda – a onça da mão torta, o lúdico, a fantasia, a expressão corporal, o faz-de-conta e o imaginário, além de estimular o gosto pela leitura, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.
IV METODOLOGIA
Língua portuguesa:
Linguagem oral e escrita
• Narração de lendas
• Manuseio de livros;
• Reconte de lendas;
• Estimulação da fala
Educação física
• Movimentos
• Mímicas
• Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, roda cantada, imitar (movimento corporal, sons)
• Ouvir a musica e dançar
Desenvolvimento
• Organização do ambiente escolar:
• Colocar cartazes Na sala de aula e no pátio da escola para que as crianças sintam-se motivadas;
• Iniciar a aula, perguntando aos alunos:
Quando se fala em animais, qual o animal que lhe vem à mente?
O que você sabe sobre os animais?
Você já ouviu falar sobre a onça? Como ela é?
Vou narrar uma lenda para vocês, querem ouvir? O nome da lenda é A onça da mão torta. Esta é uma lenda da região Centro Oeste muito conhecida pelos nossos avos. A lenda A onça da mão torta e da autora Cyntia Rylant. Falar sobre a personagem - onça, cujo animal é um mamífero carnívoro, encontrado nas grandes florestas como: Pantanal, Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado e Floresta Atlântica. A onça quando
...