Letramento E Alfabetização
Ensaios: Letramento E Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Racks • 23/3/2015 • 3.363 Palavras (14 Páginas) • 277 Visualizações
Letramento e Alfabetização
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação do professor-tutor à distância Kate Oliveira Kumada
SÃO PAULO
2014
FICHA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES
SUMÁRIO
1. Introdução.....................................................................................pág. 1
2. Processo de Alfabetização............................................................pág. 2
3. Características inerentes...............................................................pág.5
4. Importância da leitura na sala de aula e produção de texto .....pág. 8
5. Atividade utilizando orientações da PCN...................................pág. 10
6. Conclusão.......................................................................................pág.11
7. Referência......................................................................................pág. 12
INTRODUÇÃO
O ensino de Letramento e Alfabetização foi desenvolvido por meio de atividades utilizando cartazes, músicas, paródias, teatros, textos dissertativos, poemas, centradas nas discussões e diferenciações, noções conceituais sobre o tema. O ensino /aprendizagem no letramento, contexto e práticas de alfabetização; além das perspectivas e dificuldades em alfabetizar letrando. Observou-se que os educandos compreenderam que letrar alfabetizando é indispensável para a cidadania e que implica num processo complexo que contempla uma diversidade cultural, psicológica, social e econômica; fatores estes significativos nos contrastes regionais, que implica em diferentes usos da linguagem que se expressam na oralidade e escrita, na dimensão afetiva; dificuldade de inserção dos excluídos desse processo de letramento e alfabetização em seu próprio grupo social. Visualizou-se que letrar é utilizar a leitura e a escrita no conjunto de práticas sociais que usam a escrita enquanto símbolo, e que o sujeito letrado sobressai-se na sociedade, pois possui habilidades de leitura e expressão críticas que lhes possibilitam uma interação ativa; enquanto que alfabetizar é entendido como a sistematização das letras, apenas ensinar a ler e a escrever como código. Foi compreendido por educandos que são educadores que já utilizavam práticas de letramento em contraposição ao modelo tradicional de educação dominante, mesmo que não tivessem essas noções conceituais.
1
Processo de Alfabetização
Eu fui alfabetizada na primeira serie sem cartilha. Não sabia nada ate entrar na escola. Tenho boas recordações da minha escola. Bom, tive uma ótima professora no primeiro ano e lembro até hoje como foi a primeira vez que vi o alfabeto lembro que cada letra tinha um bichinho ou objeto que iniciava com a letra e todos cantávamos musiquinhas assim foi muito fácil aprender a ler e escrever.
Eu a integrante: Vivian Aparecida Carneiro Nogueira Rocha
Foi para mim como se eu mudasse completamente todas as minhas visões de mundo. Redescobrisse tudo o que eu havia visto na minha frente. Pois agora podia ler e escrever, me expressar nas palavrinhas e entender um pouco dos livrinhos e viajar pelo mundo da leitura.
Estar alfabetizado é atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita, estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado. A aquisição do sistema da escrita não promove o desenvolvimento do intelecto, mas, sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. Durante muito tempo, acreditou-se que, primeiro, os educandos deveriam conhecer as letras, saber juntá-las, relacioná-las com a pauta sonora, saber pontuação, regras gramaticais etc. Só depois conseguiriam lidar com a linguagem escrita, ou seja, com a elaboração e compreensão dos textos. Considero a alfabetização não um estado, mas um processo. Ele tem início bem cedo e não termina nunca. Nós não somos igualmente alfabetizados para qualquer situação de uso da língua escrita. Temos mais facilidade para ler determinados textos e evitamos outros. O conceito também muda de acordo com as épocas, as culturas e a chegada da tecnologia.
Estar alfabetizado é poder ir além do código escrito, é apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever.
• Ser alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano.
• É ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal.
• É estar apto a escrever uma carta.
. A alfabetização no nosso entender, deve considerar o contexto em que ocorre, deve vê-los como sujeitos, respeitar suas singularidades, ser humanizada a. Quando, porém, à decifração de um código, ou quando não consideramos as dificuldades daqueles que, por sua condição social, não “conseguem” aprender, não estaremos tornando este processo humanizado em um mecanismo de exclusão.
Definições sobre Decodificar, Ler, Escrever, Autonomamente, Aprendizagem e Conhecimento. A leitura é um processo dinâmico e social, resultado da interação da informação presente no texto e o conhecimento prévio do leitor, possibilitando a construção do sentido, ou, em outras palavras, a compreensão textual. A fim de melhor entender como, ao longo do tempo, a leitura deixou de ser considerada uma mera decifração de significados contidos no texto e como o leitor se tornou um criador de sentido e não apenas um receptor de mensagem.
Decodificar é :O aluno primeiramente decodifica os símbolos escritos. É uma leitura superficial que, apesar de incompleta, é essencial fazê-la mais de uma vez num mesmo texto. É o momento em que o aluno deve
...