Libras Atividade Gustavo Rodrigues
Por: Gustavo Rodrigues • 14/11/2018 • Trabalho acadêmico • 315 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
A surdez e sua história
É muito recente o estudo de Libras e toda a ambientação para o aprendizado e aprendizagem quanto ao surdo e sobre seu meio de comunicação seja escrito ou oral, principalmente no Brasil. Num panorama histórico é perceptível a forma que foi tratado o assunto e seus obstáculos que cronologicamente foram sanados e ao mesmo tempo criando outras adversidades. Até hoje existe certo preconceito com os surdos e com Libras, essas barreiras e preconceitos são arquétipos que vêem desde os meados do sec. XII. Pensando numa linha temporal vemos que houve um grande avanço quanto o meio de comunicação para com o surdo, entretanto, ainda perpetua essa relação de poder, ideológica, infra e super estrutura sobre a surdez. No texto, História das pessoas surdas: da exclusão à Política Educacional Brasileira Atual, traça um panorama histórico, social e educacional sobre como nasceu às pesquisas, estudos e ensinamentos para os surdos e como seria consolidado e construído a comunicação, claro que ao decorrer de anos e séculos muitos países não foram a favor dessa inserção por demais motivos, políticos, ideológicos, senso comum e preconceitos.
Esse assunto ainda gera muita repercussão nos dias atuais, devido há vários motivos, ignorância sobre Libras, preconceitos, falta muito investimento e recursos para todas as pessoas aprenderem e adentrarem no universo da surdez, por enquanto o ensino relacionado a surdez ainda é lento, mas no âmbito educacional, entre escolas e faculdades a demanda e propagação vem com um olhar positivo.
Ainda temos muito que aprender e evoluir com a educação para os surdos, existem inúmeras pesquisas e estudos sobre a temática, de como podemos aprimorar essa modalidade de comunicação, é de suma importância inserir-los em nosso contexto socioeducacional, independente da deficiência, todos têm direito a inclusão e educação de qualidade e demais direitos que nos são atribuídos, só assim poderão exercer seus papeis dentro da sociedade nas demais esferas.
...