Libras atividade
Por: 05313456 • 17/4/2019 • Trabalho acadêmico • 544 Palavras (3 Páginas) • 822 Visualizações
Aluna, Ana Iza de Faria.
RGM, 053.13456
Polo, Lisboa
PORTIFÓLIO 01
Aula 01.
- Disserte sobre Cultura e Identidade surda.
A cultura surda como qualquer outra cultura, cria sua forma de estar e entender o mundo. Esta cultura faz com que, se torne acessível e compreensivo. Como tocar a campainha da nossa casa e irmos atender a porta. Isso porque ele possuem a sua própria língua, ´valores e regras. A identidade surda é adquirida através de experiências visuais aceitando o surdo. Ter o reconhecimento de si, interagir e conviver na sociedade mostrando o que é.
- A Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 garantiu ao sujeito surdo muitas melhorias. Cite algumas.
Esta lei veio inserir os surdos na sociedade, e fechar lacunas. Reconhecer os surdos como cidadãos que também podem ter conhecimentos, cultura e valores, e que não são coitadinhos da sua condição.
As Libras trouxe a liberdade de expressão e uma forma de poderem se comunicarem e assim se inserirem. Sendo reconecida por esta lei, faz com que esta seja uma conquista e assim poderem ter o seu direito, e poderem participar nas escolas, fazerem parte do mercado de trabalho, ir a igreja etc.
Aula 02.
- Após a leitura dos textos, é possível perceber as dificuldades vivenciadas pelos familiares do sujeito surdo. Escreva quais são essas dificuldades e porque você acredita que isso ocorre. Quais os mecanismos que poderiam ser adotados para oferecer a família e principalmente ao sujeito surdo condições favoráveis para o seu desenvolvimento?
Os familiares amam o sujeito surdo e convive diariamente com ele, e junto a dificuldade em se comunicar e por vezes entender e ajudar.
O sentimento de culpa, tristeza e as dúvidas quanto ao desenvolvimento da criança na escola. Julgo que isso ocorre porque os pais também não sabem o que fazer e como ajudar.
A família tenta arranjar estratégias que faciliatem essa inserção do sujeito na vida social, até mesmo um simples acompanhamento médico, quanto mais cedo for o diagnóstico mais facíl para a família inserir.
Aula 03
1- Fale sobre as abordagens educacionais utilizadas na tentativa de educar os surdos e aponte qual delas é a mais indicada para trabalhar com o sujeito surdo. Justifique sua resposta.
O método que primeiro foi utilizado foi o ralismo, através da divulgação de um materual denominado Proposta Curricular para Deficientes Auditivos, o Misnistério da Educação e Cultura, como um processo educacional pela qual se pretende capitar o surdo a compreensão e na produção da linguagem oral. A outra proposta é de misturar o oralismo com a língua de sinais, que é a Comunicação total, trazendo a valorização da língua de sinais dos seus respecitvos países. Sendo a mais indicada para trabalhar.
Aula 04.
1- A aula 04, trata das Políticas Públicas e dos meios a serem seguidos para que a educação do sujeito surdo ocorra de maneira significativa.
O que são Políticas Públicas e qual o seu papel para minimizar as dificuldades enfrentadas pelas minorias?
Políticas Públicas surge da necessidade do aluno surdo ter a sua língua e o acompanhamento de um professor intérprete, como é uma garantia que o sujeito surdo tenha os seus direitos e viva com qualidade.
O MEC disponobiliza o atendimento educacional personalizado, politicas públicas é uma ação do Estado que se materializa através das administrações governamentais quer dizer também estado em ação.
...