Linguisticos
Seminário: Linguisticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: A1706 • 21/11/2013 • Seminário • 319 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
Primeiramente, é preciso ficar claro que não acreditamos que haja texto dissertativo que não seja argumentativo, daí a classificação. A dissertação, a nosso ver, está mais relacionada à forma (que ao conteúdo) de um texto, que compreende as seguintes partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Já a argumentação está mais ligada ao conteúdo e pode apresentar-se em outras formas (como a narração ou a descrição). Esse é o tipo de texto que revela a intenção do sujeito de convencer e/ou persuadir “o outro” sobre a validade de uma tese, que compreende uma proposição (idéia proposta) a ser defendida no desenvolvimento do texto.
Para tanto, Emediato (2004) sugere uma estrutura básica, que é constituída de:
1) Afirmação (tese, proposição);
2) posicionamento: que pode demonstrar concordância ou discordância com uma
tese já existente;
3) quadro de problematização: situa a argumentação em uma perspectiva (social, econômica, política, ideológica, religiosa,etc.), direcionando o discurso do sujeito;
4) formulação de argumentos: provas, raciocínio lógico, justificativas ou explicações que dêem sustentação à tese;
5) conclusão: resultado que se pretende com a defesa da tese pelos argumentos apresentados e sua pertinência e adequação ao quadro de problematização.
Os argumentos podem ser divididos em dois grupos: os que são utilizados para persuadir e os que servem para convencer. O primeiro grupo corresponde ao que Emediato denomina argumentação retórica, que se apóia em valores, crenças e lugares comuns, ao passo que o segundo apóia-se em fatos e verdades e é denominado argumentação demonstrativa pelo autor.
Um texto argumentativo normalmente é composto dos dois tipos de argumento, os quais o produtor do texto deve associá-los na busca da defesa de sua tese, tornando seu texto coerente. No entanto, dependendo do tipo de texto a ser produzido, pode haver predominância de um tipo sobre o outro. Para essa relação, Emediato (2004, p. 169) propõe o seguinte quadro:
ARGUMENTAÇÃO DEMONSTRATIVA
ARGUMENTAÇÃO RETÓRICA
Textos acadêmicos
Textos publicitários e de marketing
Textos científicos
Textos político-eleitorais
Textos jornalísticos informativos objetivos
Textos religiosos e de intenção moral
Textos técnicos
...