Luis de Camões Filme e Vida
Por: carollmazzoni • 6/4/2015 • Dissertação • 259 Palavras (2 Páginas) • 2.558 Visualizações
Depois de assistir ao filme, escreva um pequeno texto de, no máximo, 15 linhas, em fonte Arial, tamanho 12, com espaço duplo entre as linhas, sobre a relação que o filme faz entre a vida de aventuras e a obra de Luís de Camões. É importante destacar no texto, também, os aspectos da visão do mundo do homem do Renascimento que aparecem nessa narrativa cinematográfica.
Mesmo parecendo indicar que Camões pertencia à nobreza e por ter cursado nível superior, sua vida desregrada e desafortunada devido à promiscuidade, rixas de taberna e brigas de rua, fez com que se tornasse um escritor sarcástico, irônico, despreocupado, boémio e por muito, considerado irresponsável. Sua vida teve altos e baixos, indo da miséria ao enorme êxito do poema “Os Lusíadas”, mas continuou a viver pobre, dependendo dos amigos. Recebia certa quantia por mês que para ele não era suficiente, talvez por ser um grande gastador, muito liberal e não lhe duravam os bens temporais, vivendo ao bel-prazer.
Entretanto, não se pode negar a influência da realidade histórica. Uma delas, a mais evidente, está nos pensamentos das correntes renascentistas, pois estas propunham um “rompimento” com o período denominado pela História como Idade Média ou Idade das Trevas, já que o homem medieval era centrado apenas no “Theos” o que o mantinha apenas sob o jugo e poder da Igreja. Ao passo que o homem descrito por Camões é criativo, questionador, científico, batalha pelo poder e está pautado no antropocentrismo da espécie humana, pois este é o que acredita em seu próprio valor e força interior.
...