MÚSICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: carla1416 • 1/4/2017 • Monografia • 2.618 Palavras (11 Páginas) • 723 Visualizações
A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Aluna: Carla Andreia Sousa Rodrigues
Polo: Santana do Livramento
Orientador: Maribel Motta
Resumo: A música sensibiliza, libera emoções, estimula áreas do cérebro que nenhuma outra técnica pode estimular, envolve o aluno tímido e prende a atenção do mais extrovertido, é uma linguagem universal. Aliar a música ao ensino de espanhol em uma fase onde a criança ainda não é alfabetizada e tem a ludicidade como primazia não só é essencial, mas fundamental. A Educação Infantil é a menina dos olhos de qualquer escola, é a porta onde o aluno dá o primeiro passo para a vida escolar, momento em que sua noção de mundo aumenta, o docente que exerce sua função na Educação Infantil tem muitos desafios, e cabe a ele colorir todo o aprendizado do aluno. Só é possível aprendermos quando somos expostos, o mesmo acontece com um segundo idioma, é preciso expor nossos alunos para que se dê a aprendizagem. O Ensino de Espanhol na Educação Infantil não é comum na grade curricular, e muitas vezes nós docentes não temos o material disponível para realizarmos o projeto desejado. Por meio da experiência obtida durante as práticas de estágio no curso de Letras Espanhol a Distância foi possível observar o quanto é efetiva a aprendizagem com música, pois estimula a compreensão auditiva, a emoção, o corpo e as funções cognitivas. Desta forma, o presente trabalho objetiva compartilhar com estudantes, profissionais e interessados no Ensino de Espanhol na Educação Infantil o conhecimento do quanto a música como estratégia educacional é eficaz e traz ótimos resultados como método de aprendizagem.
Palavra-Chave: Aprendizagem, Música, Ensino de Espanhol, Educação Infantil.
1. Introdução
O Idioma Espanhol é a terceira língua mais falada no mundo e ao introduzir este idioma na mais tenra idade é possível desenvolver o gosto e o interesse pelo estudo desta língua estrangeira. Faz parte do senso comum a ideia de que as crianças aprendem rápido e que respondem com facilidade a novos estímulos. Partindo deste pressuposto e vista a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento futuro do ser humano, a educação infantil, como afirma David Whitebread (1996), tem a responsabilidade de incentivar tanto o desenvolvimento intelectual da criança quanto seu desenvolvimento emocional e social. No Brasil o espanhol integra o currículo de muitos cursos de ensino fundamental, médio e superior, porém, não faz parte da educação infantil. Conhecer a língua espanhola significa aperfeiçoar o intercâmbio de diferentes tipos de conhecimentos o que é fundamental na educação infantil, possibilitando assim um leque imenso de informações culturais.
Cabe ao docente apresentar às crianças um novo idioma, auxiliando-as a produzir e desenvolver sua comunicação no idioma espanhol, com qualidade e sensibilidade, respeitando suas necessidades cognitivas, emocionais, psicológicas e físicas. Daí a importância de um estudo aprofundado nas estratégias que são eficazes para a aprendizagem na educação infantil de uma segunda língua. O público não alfabetizado memoriza e aprende, existem métodos que são muito mais efetivos no qual não há necessidade de papel e lápis.
A música comprovadamente é um desses métodos, corroborando com a pedagoga especialista no ensino de música Maria Lúcia Cruz Suzigan(2006) que afirma em seu artigo que a música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a oral e a escrita. A utilização de música em sala de aula estimula e promove a prática do vocabulário ativo do idioma estudado, além de tornar o aprendizado mais rápido, de fácil memorização, incluindo os alunos tímidos que embalados pelo ritmo e letra cantam e dançam coreografando o que é pedido na música, tornando a aula mais dinâmica, alegre e animada.
Rocio,2010 afirma que:
Para o ensino da língua estrangeira a música é um dos instrumentos mais facilitadores, pois a canção por si só já estimula o aprendizado, além de ser um meio de praticar estruturas linguísticas, vocabulários, entonações e pronuncias para ilustrar um tópico, uma história, para acrescentar informações da cultura do pais, para compreensão, diversão e estímulos. (Rocio,2010)
O docente que opta pela utilização de música no ensino de espanhol na educação infantil só tem a ganhar, o ensino se torna mais fácil, mais alegre, mais lúdico, mais instantâneo, o aluno sente-se motivado, é um método vivo.
É visível e palpável a reciprocidade do aluno, o discente leva a canção pra casa, e o feedback é instantâneo, logo no dia seguinte a mãe pergunta que música é que o seu filho esta cantando. A criança magicamente envolvida pela música também quer envolver seus familiares e assim se cria um círculo de ensino- aprendizagem efetivo.
As músicas voltadas para o público infantil possuem coreografia, o que dispensa a tradução de muitas palavras desconhecidas. A repetição da letra, o refrão também facilitam o entendimento. Através da música é possível inserir o aluno na mais tenra idade à pluralidade cultural, levando em conta suas habilidades. Um aprendizado de línguas voltado para a ludicidade, à diversão e o prazer de conhecimento constrói o gosto pelo novo, o que será sentido ao longo de sua vida escolar.
- Objetivo Geral
- Abordar a relevância da utilização da música como estratégia eficaz para o ensino de espanhol na educação infantil.
- Objetivos Específicos
- Identificar os benefícios da utilização da música em sala de aula.
- Compreender a importância do ensino de línguas na educação infantil.
- Evidenciar a eficácia da música quando empregada pelo docente na educação infantil no ensino da língua espanhola.
.
2. Metodologia
De natureza qualitativa, este trabalho tem como cenário a Escola de Educação Infantil Bem Querer, turma de jardim B, alunos com idade de 5 a 6 anos, todos os dados apresentados nesta pesquisa foram coletados através de práticas pedagógicas e observações que foram realizadas no período de estágio final para conclusão do curso de Licenciatura em Letras - Espanhol da Universidade Federal de Pelotas. Diretamente ligada a esta pesquisa no papel de personagem docente tive o prazer de vivenciar as experiências dentro de sala de aula, e as nuances visíveis diante deste instrumento que é a música.
...