METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCACAO INFANTIL
Por: 99784554 • 23/3/2017 • Trabalho acadêmico • 440 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
ADRIANA IZIDÓRIO DE OLIVEIRA
RA 108617
METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCACAO INFANTIL
Centro Universitário Claretiano
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Metodologia do Ensino de Educação Infantil
Professora: Ana Maria Tassinari
JI-PARANÁ/RO
2015.
O currículo para a Educação Infantil
Na estrutura do currículo para a Educação Infantil, deve ser levando em consideração: as orientações didáticas que vão organizar a rotina; as áreas de conhecimento que deverão ser complementadas; os dez aspectos chave de uma Educação Infantil de Qualidade.
Eficaz o estabelecimento de uma rotina, estabelece organização das atividades no tempo, no qual possibilita ao educador uma direção para o trabalho que se propõe a fazer e as crianças segurança e compreensão. A rotina é essencial. Com atividades diversificadas, que envolvem as brincadeiras, movimentos, cantigas entre outros. O professor deve planejar o dia-a-dia da criança na instituição como um contexto de garante o direito de toda criança a um ambiente acolhedor e desafiador, ao organizar tempo e espaço para a realização de diferentes atividades.com um ambiente amplo e acolhedor organizado para a construção e o desenvolvimento da identidade, da autonomia de cada aluno.
. Na educação infantil o currículo deve ser organizado de modo que o ambiente deve ser socializador, cuidado e educação são elementos indissociáveis na primeira infância, e é nesse período que ocorre o desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo, afetivo e emocional, o que deixa as crianças mais dependentes, necessitando não só de atenção e cuidados básicos, mas também de um ambiente que seja voltado à aprendizagem. Ao pensar na organização do tempo nas creches e pré- escolas implicam pensar como um espaço físico, educativo e interativo, onde a organização do tempo deve ser voltada para a organização de uma rotina que promova a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, com priorização do lúdico e atendendo os direitos fundamentais da criança ex. alimentação, higiene, atividades culturais, expressão da curiosidade, imaginação, afeto, aconchego e saúde entre outras.
No espaço destinado às brincadeiras e aprendizagens das crianças, as atividades devem valorizar a descoberta, a criação, a construção conjunta de significados, por meio da utilização de vários elementos como o brinquedo, objetos, livros, figuras etc. o ambiente deve oferecer segurança para as crianças e a organização do espaço físico deve atender as necessidades do seu desenvolvimento. Ao organizar o cotidiano das crianças em creches e pré- escola por meio de uma sequência básica de atividades implica a leitura e compreensão que fazemos do grupo de crianças com o qual se deve trabalhar, atender as suas necessidades e a sua realidade sociocultural de acordo com a faixa etária.
Referência
Prof.ª Ms. Ana Maria Tassinari, Prof.ª Dra. Tatiana Noronha de Souza. Metodologia do Ensino da Educação Infantil. Versão: dez./2013
...