METODOLOGIAS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: karlasantos48 • 11/3/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 729 Palavras (3 Páginas) • 347 Visualizações
NOVE DE JULHO – UNINOVE
METODOLOGIAS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL (2018_2)
REGISTRO DE ATIVIDADE: ÁREAS DE CONHECIMENTO NA ED. INFANTIL (1ºA_Not_SA)
ALUNO (A): Ana Carla Santos da Silva RA: 2218204939
ALUNO (A): Emanoela Sofia dos Santos Cavalcante RA: 318201899
ALUNO (A): Giovanna Adorno Flores RA: 2218200101
ALUNO (A): Joziane Moreira Nunes RA: 2218201769 ALUNO (A): Sabrina Guimarães Mendes RA: 2218204727
ALUNO (A): Santa Cardozo de Souza RA: 2218203708
1. ÁREA DE CONHECIMENTO ESTUDADA: A Música
2. FAIXA ETÁRIA ESTUDADA: 4 á 5 Anos.
3. PROPOSTA DE ATIVIDADE SUGERIDA PARA AS CRIANÇAS (SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM):
A dança das cadeiras, desenvolve coordenação motora ampla o equilíbrio dinâmico, a percepção visual e auditiva além de respeitar regrinhas de um jogo. Utilizamos instrumentos musicais que podem ser confeccionados pelos alunos em sala de aula e na hora do jogo deixamos que eles usem a imaginação para escolher a música a ser tocada para assim dar inicio ao jogo. De acordo com o RCNEI Vol.3, página 69. A atividade de construção de instrumentos é de grande importância e por isso poderá justificar a organização de um momento específico na rotina, comumente denominado de oficina. Além de contribuir para o entendimento de questões elementares referentes às produção do som e suas qualidades, estimula a pesquisa a imaginação e a capacidade criativa
4. MATERIAIS UTILIZADOS (RECURSOS):
Materiais recicláveis recursos: papelão, garrafa pet, latas e etc.
5. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA:
De acordo com o RCNEI vol.3 página 60. O fazer musical requer atitudes de concentração e envolvimento com as atividades propostas, posturas que devem estar presentes durante todo o processo educativo, em suas diferentes fases. Entender que fazer música implica organizar e relacionar expressivamente sons e silêncios de acordo com princípios de ordem é questão fundamental a ser trabalhada desde o início. Nesse sentido deve-se distinguir entre barulho, que é uma interferência desorganizada que incomoda, e música, que é uma interferência intencional que organiza som e silêncio e que comunica. A presença do silêncio como elemento complementar ao som é essencial à organização musical. O silêncio valoriza o som, fria expectativa e é, também, música. Deve ser experimentado em diferentes situações e contextos.
6. TEMPO ESTIMADO E ESPAÇO NECESSÁRIO:
Aproximadamente 20 minutos.
7. O QUE O ESTUDO DOS REFERENCIAIS ACRESCENTOU DE CONHECIMENTO AO GRUPO?
Por meio da música as crianças conseguem desenvolver várias coisas como por exemplo ouvir perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais perceber e expressar sensações sentimentos e pensamentos por meio de improvisações composições e interpretações musicais e várias outras coisas que a música nos proporciona e ensina, fora que as crianças podem fazer suas próprias letras de música confeccionar objetos com materiais reciclados desenvolvendo sua criatividade. Enfim a música abrange vários conhecimentos e é essencial para o aprendizado nos primeiros anos.
...