Modelo de Resenha Descritiva
Por: JosepH Humbert • 6/6/2017 • Resenha • 424 Palavras (2 Páginas) • 17.594 Visualizações
[pic 1] | INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS FLORIANO CURSO: Licenciatura Plena em Matemática MÓDULO: VII (1º semestre de 2012) DISCIPLINA: Orientações para o TCC PROFESSOR: Odimógenes Soares Lopes |
RESUMO CRÍTICO (RESENHA OU RECENSÃO) | |
Nome do Aluno(a): José Humberto Nunes da Silva |
REFERÊNCIA DA OBRA:
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
UMA TENDÊNCIA NECESSÁRIA
José Messildo Viana Nunes
messildo@ig.com.br.
NPADC-UFPA,
Francisco Hermes Santos da Silva
NPADC-UFPA,
hermessil@ig.com.br
RESENHA
A história da matemática é uma tendência estritamente necessária em toda e qualquer disciplinas na área de exatas, crescendo no meio educacional como subsidio metodológico para ao ensino da matemática. Sendo o artigo abordado em sete paginas, nos mostra que não é uma tarefa fácil adotar o uso de historia em aulas expositivas argumentativas de matemática, contudo o conhecimento histórico é de total importância no uso da historia da matemática na educação matemática.
A história da matemática no ensino da matemática apresenta uma serie de dificuldades, observando-se assim que a maioria dos professores não teve (e não tem) contato com conteúdos históricos matemáticos durante sua formação. Acarretando assim pouco tempo para pesquisar e elaborar atividades que utilizem historia para a construção de conhecimentos matemáticos.
Quantas vezes escutamos dos nossos alunos quem inventou essa fórmula? Claramente percebemos a angustia que tem em relação ao conteúdo abordado tradicionalmente. Sabendo que temos que buscar maneiras de valorizar as fórmulas/algoritmos para que não fique algo mecânico.
Fossa (2001) caracteriza como ornamental o uso da histórica contida na maioria dos livros textos de matemática “são notas históricas que nos contam algo sobre o desenvolvimento da matemática ou o seu formalismo ou, ainda, sobre algum fato picante da biografia de um grande matemático do passado” (FOSSA, 2001, p. 54).
“(...) nossos alunos são condenados a percorrer o caminho inverso dos nossos antepassados: em vez de encarar o problema e procurar recurso matemático para solução, eles aprendem em primeiro lugar a matemática para depois aplicá-la a situações práticas” (FOSSA, 2004, p.89).
Portanto, podemos observar que a historia da matemática nos oferece diversos fatores interessantes do conhecimento matemático, pois desperta tanto do educador quanto do educando, a vontade de pesquisar mais sobre o determinado assunto, formando assim ideias que auxiliem no desenvolvimento da disciplina, assim como foi desenvolvida a matemática, sempre um, utilizando os estudos do outro para melhores descobertas e facilidades.
Concluímos que é de vital importância conhecemos a origem de como surgiram às proposições, teoremas, fórmulas e algoritmos antes de podermos utilizar de tal forma que não saiba de onde veio, ou de pensar que foram inventadas sem propósito.
...