Mundo Literário - A Interação das Obras com a Tecnologia
Por: dwrodrigues • 21/4/2017 • Dissertação • 2.218 Palavras (9 Páginas) • 309 Visualizações
O MUNDO LITERÁRIO
NOMES:
Carolina Ramires
Claudia Araujo
Denis Rodrigues
Gislaine Lemes
Glayds Motta
São José dos Campos
Novembro/ 2016
INTRODUÇÃO
Através de perfis criados na rede social facebook, os alunos do curso de letras puderam vivenciar e criar debates a respeito das personagens que tais perfis representavam.
Dentre as principais obras Brasileiras, os grupos deveriam escolher uma personagem e criar o perfil dentro da rede social, uma vez que o perfil foi criado, os mesmos eram incluídos num grupo fechado que reunia todas as personagens e neste local aconteciam os debates entre alunos, professores e as personagens.
Embora houvesse poucas interações dentro do grupo, destacavam-se algumas postagens das personagens onde relatavam acontecimentos pertinentes à obra que representavam. Com o passar das semanas a interação entre os alunos e suas personagens teve um considerável aumento, não o esperado, mas surgiam ali os primeiros passos para se alcançar o objetivo do trabalho.
O mundo da internet atualmente vem desnutrindo o habito da leitura, principalmente entre os jovens e trazer a personagem de uma obra literária para este mundo cibernético é uma forma inovadora de apresentar tais obras ao jovem.
Despertar, através do que chama a atenção de um aluno, à vontade e o habito pela leitura, unir o útil ao agradável, é uma proposta de uma prática de ensino reflexiva onde o professor deve entender e compreender do universo ao qual o aluno está inserido e o aluno compreender e entender o universo do professor, desta forma uma via de mão dupla do aprendizado, o professor ensina e aprende com o aluno.
O MUNDO LITERÁRIO
No dia 3 de setembro de 2016, criou-se na rede social facebook o perfil de Aurélia Camargo, personagem da obra Senhora, de José de Alencar. A escolha foi unânime entre os integrantes do grupo, pois recentemente foi apresentado um trabalho sobre a obra e por isso sentíamo-nos próximos à personagem.
A obra, que pertence ao Romantismo Brasileiro, tem o giro de sua história em torno de Aurélia Camargo, uma moça simples, de família humilde que se apaixona pelo jovem Fernando Seixas, que desfaz suas ligações com a moça para casar-se com uma mulher mais rica.
Passado algum tempo, Aurélia ascende socialmente após receber a herança de seu avô então inicia sua vingança em respeito à afronta que recebeu do jovem. Aproveitando-se das dificuldades financeiras de seu antigo namorado, Aurélia resolve “compra-lo” e fazer dele seu marido, firma então o contrato com Fernando, que suporta por meses as humilhações às quais a moça o submete, até que um dia consegue obter sua liberdade ao devolver o dinheiro que foi gasto na “compra”. Vencida pelo amor que a jovem mantinha pelo rapaz, Aurélia sucumbe e o casamento é enfim consumado.
O romance é dividido em quatro partes e cada uma recebe o nome que de fato descrevem o que representa os acontecimentos destas partes. São elas: O Preço, Quitação, Posse e Resgate.
De acordo com Massaud Moises, Senhora é um romance de costumes e divisa-se a presença da ficção histórica ao iniciar-se em um tom de quem conta um caso. Moisés relata também que o tempo da narração é o passado e que isso auxilia na composição de uma atmosfera de reconstituição histórica de fatos que marcaram o destino das personagens.
Alfredo Bosi em sua crítica relata que o autor atribuía uma grande importância em cobrir as narrativas com passado e presente, cidade e campo, litoral e sertão, e compor uma espécie de suma romanesca do Brasil. Alencar, era capaz de navegar em água do remoto e do longínquo e olhava com menoscabo ou irritação o presente, o progresso e a vida em sociedade e para deplorar a pouquidade destas relações sujeitas ao dinheiro o autor dedica suas melhores páginas aos costumes burgueses como no caso de Senhora.
Para representar a personagem no perfil, foi escolhida a foto da atriz Paola Oliveira caracterizada de uma personagem que representou em uma das novelas de época que trabalhou. A foto escolhida mostra a personagem um pouco abaixo da margem da sociedade.
Com isso, as interações no grupo denominado: O Mundo Literário começaram. Iniciamos a interação postando a primeira frase da obra em questão e não houve nenhuma interação por conta dos demais participantes. Pouco tempo depois, houve a publicação de mais um personagem, desta vez Bento Santiago da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis e Leonardo Pataca, da obra Memórias de Um Sargento de Milícias e assim as interações começaram oficialmente.
Optou-se começar a postar esporadicamente fatos que haviam ocorrido no livro, como quando a personagem conhece o seu avô, ou quando seu irmão morre por causa de uma pneumonia. Ainda neste momento era rara a participação dos demais grupos. Ao postar que a que a personagem estava à janela para procurar um marido por gosto de sua mãe, um dos integrantes do próprio grupo resolveu começar a interagir e perguntá-la sobre a saúde de sua mãe, já que havíamos postado sobre ela estar doente anteriormente.
Continuando sobre o assunto da janela, Bento Santiago comentou que achava uma atitude dissimulada e assanhada, e assim deu-se uma conversa entre os dois personagens sobre a necessidade de Aurélia fazer isso para fazer a vontade de sua mãe. Essa interação contou também com indiretas do personagem Bento Santiago sobre a obra Dom Casmurro.
No mesmo dia, deu-se a interação entre os três personagens citados anteriormente, onde Leonardo postou uma atualização fazendo alusão à obra pertencente, resultando perguntas por parte de Aurélia sobre quem seria o Vidigal e com ele posteriormente explicando.
No final de outubro, postamos que a mãe e avô de Aurélia haviam falecido, resultando em condolências por parte dos personagens Bento Santiago e Leonardo Pataca.
No começo de novembro, apareceu mais um personagem na interação, Pedro Bala da obra Capitães de Areia, de Jorge Amado. Postando um trecho muito emocionante da obra, conseguiu algumas curtidas, mas a interação ficou somente nisto. Alguns dias depois, o personagem Bento Santiago postou uma foto dele e de Capitu, onde comentamos que gostaríamos de ter a mesma sorte no amor que ele. Fizemos esse comentário com certa ironia, pois já sabíamos a história do livro em questão. No mesmo dia, Bento Santiago postou um cartão divulgando sobre seus serviços de advogado, profissão do personagem em sua obra, e levando em consideração tudo que estava acontecendo na vida de Aurélia até aquele momento, falamos que ela necessitaria dos serviços do rapaz futuramente.
...