Nomenclatura Gramatical e Ensino de Portugues
Por: Alexandre Hemely Bretas • 12/11/2016 • Trabalho acadêmico • 358 Palavras (2 Páginas) • 398 Visualizações
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC
CURSO: LETRAS-LÍNGUE PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS-EaD
Disciplina:Morfossintaxe
Acadêmico(a):Hemely Borges de Miranda
Nomenclatura gramatical e ensino de português
Esse trabalho tem por objetivo mostrar que para o professor,é fundamental se informar e refletir sobre a nomenclatura voltada para o ensino de português, do contrario, sua pratica docente sofrerá danos significativos.
Saber o significado técnico que as palavras tem na área lingüístico-gramatical é um compromisso de todo profissional que atua no ensino e na pesquisa de língua portuguesa.
A nomenclatura não e o bicho de sete cabeças,ou uma camisa de força,nem mesmo a própria gramática, ela é apenas o coletivo de nomes , porem, é aconselhável que os professores não usem nomenclaturas divergentes e múltiplas em suas aulas nos níveis fundamentais e médio,para não confundir os alunos e prejudicá-los em algum concurso publico que eles eventualmente poderão fazer. Isso não significa, que as preocupações em torno da nomenclatura a ser utilizada nas escolas sejam mais importantes do que o próprio ensino da língua portuguesa. Os parâmetros Curriculares Nacionais reconhecem que a perspectiva dos estudos gramaticais centra-se, em grande parte, no entendimento da nomenclatura gramatical como eixo principal.
Para o profissional de Letras é recomendável a leitura do texto da Portaria n°36( e disponível em paginas da internet,como o portal de língua portuguesa) principalmente, pelo fato de ela não ter sido abolida pelo Ministério da Educação. É fundamental que o profissional , tenha em mente que o principal objetivo do ensino de língua portuguesa não é a cobrança gratuita da nomenclatura pela nomenclatura, e que esta tem de ser vista não como uma finalidade em si,mas como um instrumento, um meio para alcançar o aprendizado consciente da língua.
Há muitas questões não resolvidas acerca do ensino de língua portuguesa, inclusive o tema da nomenclatura unificada.
Refletir sobre a estrutura da língua e sobre seu funcionamento social é atividade auxiliar indispensável para o domino da fala e da escrita, E conhecer a norma-padrão é parte integrante do amadurecimento das nossas competências lingüístico-culturais( FARACO,2006,p.26).
Conclui-se que o estudo da nomenclatura e da gramática são instrumentos valiosos para o futuro professor,na sua missão de preparar a juventude par o exercício pleno de sua cidadania.
REFERENCIAS:
Henriques,Claudio Cesar,1951-
Língua portuguesa:morfossintaxe/Claudio Cesar Henriques.-Curitiba,PR.IESDE Brasil,2009.
276p.
...