PRODUÇÃO DE TEXTO E ENSINO DE PORTUGUÊS
Artigo: PRODUÇÃO DE TEXTO E ENSINO DE PORTUGUÊS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viviquerol • 31/8/2014 • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 732 Visualizações
Numa primeira dimensão, ler pode ser entendido como decifrar o escrito, isto é, compreender o que letras e outros sinais gráficos representam. Sem dúvida, boa parte das atividades que são realizadas com as crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental têm como finalidade desenvolver essa capacidade.
Ingenuamente, muitos pensam que, uma vez que a criança tenha fluência para decifrar os sinais da escrita, pode ler sozinha, pois os sentidos estariam lá, no texto, bastando colhê-los. Por essa concepção, qualquer um que soubesse ler e conhecesse o que as palavras significam estaria apto a dizer em que lugar estão a andorinha e o sabiá; qual dos dois pássaros vai e volta e quem não quer voltar. Mas será que a resposta a estas questões bastaria para assegurar que a trova foi compreendida? Certamente não. A compreensão vai depender, também, e muito, do que o leitor já souber sobre pássaros e amores. Isso porque muitos dos sentidos que depreendemos ao ler derivam de complexas operações cognitivas para produzir inferências.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES
a) antes da leitura
Ao ler, mobilizamos nossas experiências para compreendermos o texto e apreciarmos os recursos estilísticos utilizados pelo autor. Folheando o livro, numa rápida leitura preliminar, podemos antecipar muito a respeito do desenvolvimento da história.
As atividades propostas favorecem a ativação dos conhecimentos prévios necessários à compreensão do texto.
ü Explicitação dos conhecimentos prévios necessários para que os alunos compreendam o texto.
ü Antecipação de conteúdos do texto a partir da observação de indicadores como título (orientar a leitura de títulos e subtítulos), ilustração (folhear o livro para identificar a localização, os personagens, o conflito).
ü Explicitação dos conteúdos que esperam encontrar na obra levando em conta os aspectos observados (estimular os alunos a compartilharem o que forem observando).
b) durante a leitura
São apresentados alguns objetivos orientadores para a leitura, focalizando aspectos que auxiliem a construção dos significados do texto pelo leitor.
ü Leitura global do texto.
ü Caracterização da estrutura do texto.
ü Identificação das articulações temporais e lógicas responsáveis pela coesão textual.
c) depois da leitura
Propõem-se uma série de atividades para permitir uma melhor compreensão da obra, aprofundar o estudo e a reflexão a respeito de conteúdos das diversas áreas curriculares, bem como debater temas que permitam a inserção do aluno nas questões contemporâneas.
ü Compreensão global do texto a partir da reprodução oral ou escrita do texto lido ou de respostas a questões formuladas pelo professor em situação de leitura compartilhada.
Apreciação dos recursos expressivos mobilizados na obra.
Identificação dos pontos de vista sustentados pelo autor.
Explicitação das opiniões pessoais frente a questões polêmicas.
Ampliação do trabalho para a pesquisa de informações complementares numa dimensão interdisciplinar ou para a produção de outros textos ou, ainda, para produções criativas que contemplem outras linguagens artísticas.
Atividade de interpretação e gramática
Na maioria das obras de literatura os autores fazem uma dedicatória. Observe a dedicatória que Eva Furnari fez em seu livro Felpo Filva.
1. O que a autora quis dizer com a frase “Esta história é oferecida a todos aqueles que têm orelhas diferentes.” ?
"Na Toca 88, da Rua Despinhos, na cidade de Rapidópolis, morava um coelho solitário.
Ele não recebia visitas, não tinha amigos, nunca queria saber de conversa com ninguém.
Os vizinhos já estavam acostumados, diziam que ele vivia no mundo da lua, que era distraído e desligado, e que tudo isso se podia entender, pois ele era um poeta. Ele era o famoso poeta e escritor Felpo Filva."
2. De acordo com a leitura deste trecho podemos concluir que o personagem é
a) ( ) alegre.
b)
...