Nordeste em si
Por: caiocssssssssss • 19/4/2015 • Tese • 506 Palavras (3 Páginas) • 216 Visualizações
O pensamento iluminista veio com a Ascenção do pensamento filosófico e cientifico, em meados do século XVI.
Onde a ciência começou a tomar um espaço diferente sobre a funcionalidade do ser sobre o mundo, abrindo espaço para novas ideias e crenças sobre o pensamento de existência do ser.
Criando então paradigmas nos quais se destacam: a decadência do pensamento clerical, o racionalismo como propulsor no saber, o individua colocado como centro do entender universal.
Dando inicio a era da modernidade, e com a mesma, veio o surgimento de movimentos que lutavam pelo progresso da sociedade.
E com esses pensamentos surgiram vários filósofos, que escreviam uma nova historia para a evolução do homem.
Entre esses filósofos se destacam se: MONTESQUIEU (1688-1755), ROSSEAU (1712-1778), KANT (1724-1804), LOCKE (1632-1704), E HUME (1711-1776).
Neste período da luz os filósofos almejavam libertar o povo da opressão e abrir o caminho para o surgimento de uma classe emergente que era a burguesia, e a mudança do regime monárquico para politico mais aberto.
Sendo eles chamados de revolucionários que tiraria a França do atraso e a levaria para o avanço com esse dando se o nome de revolução francesa.
Com essas mudanças, custariam varias vidas, tropeços políticos e sociais, para atingir os feudais, para que todos tivessem direitos a uma vida digna, a um trabalho e salários dignos e a leis para garantir a concorrência e a baixa de preços de impostos e produtos.
É a revolução francesa que derrubaria por completo o regime absolutista feudal, abrindo espaço para o progresso capitalista, acabando com a produção medieval e harmonizaria as novas formas de produção vindas da revolução industrial.
Mas com toda essa fúria do povo acabou-se por destronar o poder monárquico em 14/07/1789 comandada pelo rei LUIZ XVI. E em menos de um mês após a queda da bastilha, a assembleia constituinte promulgaria a declaração dos direitos do homem e do cidadão.
Essa revolução teve grandes forças que chegando ate levar o rei e sua rainha MARIA ANTONIETA, ao desprazer da guilhotina em 1793, a mesma criada pelos próprios filósofos.
Tornado o regicídio na França o segundo acontecimento mais importante da historia do continente europeu e o clero também não ficariam empunes, tendo os bens da igreja confiscados no qual o homem sendo um agente ativo e indutor das ações humanas, tornando assim as “rédeas” dos novos rumos da sociedade, levando à concepção do progresso as ciências, físicas, sociais e humanas. Esse foi sim o verdadeiro salto na historia para a evolução capitalista.
...