Novas Formas de Aproach
Por: andersondenver • 23/3/2016 • Artigo • 9.021 Palavras (37 Páginas) • 261 Visualizações
RESUMO
Esse trabalho aborda as lideranças e suas características fazendo uma relação com as gerações que estão no mercado de trabalho, também levando em consideração suas características, pois nos dias atuais existem diversos tipos de líderes e vários tipos de colaboradores, dividindo e buscando um espaço em um mercado cada dia mais concorrido e de constantes mudanças. A ideia é mostrar as formas de liderança e buscar o entendimento de qual seria o modelo de líder ideal para a atualidade, perante a tantas mudanças e grande capital intelectual de onde se não gerenciado de forma correta pode-se perder o foco e levar a organização a péssimos resultados. A minha maior motivação ao abordar o tema é mostrar que uma equipe formada por colaboradores de diferentes gerações, com características distintas, se bem liderada, por um líder capaz de mudar muitas vezes até mesmo a cultura organizacional e todo o clima a sua volta, liderando e delegando a liderança em algumas situações e trabalhando cada colaborador individualmente para o seu crescimento o resultado pode superar as expectativas, essa empresa pode se tornar referência em inovação, se tornar forte no mercado e se destacar perante as outras.( Tirar da primeira pessoa e esperar os resultados pra poder falar mais )
Palavras-chave: Liderança, Gerações
Introdução
No capítulo um foi feita uma abordagem sobre o estudo das gerações explicando qual a intenção desse estudo feito por diversos pesquisadores e analisamos as características de cada classificação das gerações, levando em consideração fatos históricos ocorridos, podendo-se observar que cada uma tem uma forma de pensar, agir, conviver, de acordo com o tempo, circunstâncias e fatos que ocorreram que consequentemente contribuem para a formação das pessoas.
No capítulo dois foi estudado sobre o que é liderança, buscando uma definição através de estudos de diversos autores, onde também foi abordado alguns dos principais tipos de liderança
a durante os anos e suas principais características.
No capítulo três foi feita uma comparação das diferentes lideranças com relação as gerações, visto que existem líderes com suas características e gerações com suas particularidades, podemos observar o quanto é importante esse capítulo, através de opiniões de autores, pesquisadores consagrados e respeitados, analisamos a evolução do termo liderança e as adaptações, mudanças na forma de liderar, graças ao encontro das gerações no mercado de trabalho que vem cada dia mais buscando o melhor capital intelectual, para fazer com que a empresa cresça, tenha uma evolução constante e se torne referencial no mundo globalizado.
No capítulo quatro foi trabalhado exclusivamente sobre liderança transformacional, liderança essa considerada bem atual e muito evoluída, capaz de lidar e entender o colaborador de forma individual, buscando as melhores ferramentas de liderança e trabalhando-as para que o colaborar cresça e continue sempre a crescer, tirando de cada pessoa o melhor, usando esse melhor de cada colaborador para que o grupo e a empresa cresça em um todo. Podemos observar que nos dias atuais o líder tem saber trabalhar cada pessoa e estar aberto as opiniões, incentivar novas ideias e a participação, é preciso tratar cada colaborador de uma forma , por isso a liderança transformacional é tema e ganha o merecido destaque nesse capítulo
Pretende- se realizar um estudo específico para cada geração, trabalhando suas diferentes características, visando o entendimento dos tipos de liderança e as diferentes gerações.
.(Fazer uma leitura dos livros que você fez, e fale um pouco sobre as mudanças da liderança e o confronto com as gerações )
NO ULTIMO PARAGRAFO DA INTRODUÇÃO FALAR SOBRE O PROBLEMA DO TRABALHO Exemplo A intenção deste trabalho é mostrar a diferença entre as gerações e os problemas que elas passam, comparando a liderança trasnformacional com as gerações x ,y z, boomers
OBJETIVO
( O OBJETIVO DESTE TRABALHO [É COMPARAR AS DUAS GERAÇÕES, MOSTRANDO QUAIS AS DIFERENCAIS E COMO AFETAM O RELACIONAMENTO NAS EMPRESAS )
METODOLOGIA ( pesquisa bibliográfico e descritivo )
Referencial Teórico
1 Estudo de gerações
Segundo o dicionário Aurélio, geração é o conjunto dos indivíduos, nascidos pela mesma época, com espaço de tempo de aproximadamente 25 anos, que vai de uma geração a outra. Este período foi encurtado devido ao avanço da tecnologia e hoje em dia essa mudança de classificação das gerações pode ser observada em dez anos. Mudança muito rápida de gerações com características distintas e marcantes vem fazendo com que cada vez mais cedo diferentes gerações ocupem o mesmo espaço na sociedade, mercado de trabalho e escolas.
Hoje com a evolução da tecnologia podemos observar até quatro gerações convivendo no mercado de trabalho. Nunca havia acontecido anteriormente tantas gerações dividindo o mesmo espaço, com ideologias e valores diferentes.
O estudo das gerações classifica por faixa etária o perfil dos colaboradores, fazendo um levantamento de suas principais características, que são constituídas por diversas circunstâncias, como experiências, fatos ocorridos, entre outros, que levam a traçar um perfil para cada geração.
A ideia inicial do estudo era mapear o perfil do jovem consumidor da época visando direcionar ações de marketing e publicidade, porém, em poucos anos, o estudo passou a influenciar outras áreas, em especial a de Recursos Humanos. (Sofia Esteves fundadora do grupo DMRH e Cia de Talentos. (ESTEVES, 2015) (1)
1.1 Geração Belle Époque ou tradicional
Esta geração era focada em artes, literatura, cinema e em anúncios publicitários. A economia estava em uma grande crise e as famílias vivam migrando para outros países em busca de uma vida melhor e devido a Primeira Guerra Mundial. Não se encontravam muitas oportunidades de estudos, as melhores opções acabavam sendo o serviço militar ou como funcionários em industrias.
A maioria dos jovens que tinham melhores condições optavam pela carreira militar, com a Segunda Guerra Mundial a sociedade foi muito afetada e a reedificação foi um grande motivador, estavam totalmente focados na reconstrução da sociedade. Segundo claudia rosa de moura veloz o (gestão de pessoas – visão estratégica sobre temas contemporaneos) pág. 152 Naquele tempo, ficava claro que o “pai” laborava para sustentar a família, a “mãe “ exercia a tarefa de cuidar dos filhos e da casa, e os “filhos” deviam apenas estudar para “ser alguém na vida”. Surgiram, assim, o “Anos dourados”, quando a disciplina, a honra, o respeito e a organização definiam todos os comportamentos na sociedade, muitas vezes ofuscando uma visão mais crítica sobre os acontecimentos”.
...