Novo Acordo Ortográfico
Por: alexandramoraisg • 29/3/2016 • Resenha • 439 Palavras (2 Páginas) • 592 Visualizações
LÍNGUA PORTUGUESA
Profª:
Plano de aula
Turma: Ensino Médio
Ano: 1º B
Tema da aula: Novo acordo ortográfico
Objetivos:
- Apresentar as atuais regras ortográficas, de forma objetiva para que os alunos possam reconhece-la e utiliza-la corretamente.
- Compreender as novas mudanças do acordo ortográfico.
- Desenvolver e trabalhar com a capacidade de escrita dos alunos de acordo com as novas regras ortográficas.
Conteúdos:
Breve histórico do acordo ortográfico;
Mudanças no acordo: alfabeto, acentuação, hífen, trema
Síntese dos conteúdos:
Apresentação das mudanças; o alfabeto passa a ter 26 letras com a reintrodução de K, W e Y. Referente as mudanças ao uso do trema, ele só se aplica nas palavras estrangeiras e suas derivadas como Müller, quanto ao contrário seu uso foi totalmente abolido, ex.: como era –lingüiça, como fica - linguiça.
Na acentuação, palavras paroxítonas com ditongos aberto éi e ói não se usa mais acento agudo, ex.: como era – idéia, como fica – ideia.
Todas as palavras terminadas em oo(s) e formas verbais terminadas em eem não recebem mais acento circunflexo, ex.: como era – vôo, como fica – voo.
Palavras com vogais i e u que formam hiato com um ditongo anterior perdem o acento agudo, ex.: como era - feiúra, como fica – feiura.
Não se usa mais acentos que diferenciava os pares como pára/ para, pêlo/pelo, etc
Quanto ao uso do hífen só devemos usá-lo se a palavra seguinte à auto, contra, extra, infra, neo, proto, pseudo, semi, supra e ultra começar por h ou vogal igual a vogal final do prefixo. Com as demais letras escreve-se tudo junto, sem hífen.
Com os prefixos ante, anti arqui e sobre só se usas hífen se a palavra seguinte começar cm h ou a vogal igual a vogal final do prefixo; com os prefixos hiper, inter e super, só se usa hífen se a palavra seguinte começar com h ou r. O hífen passa a ser obrigatório se a palavra seguinte começa com H; Mas não se usa hífen em formações que contêm os prefixos des e in e nas quais os segundo elemento perdeu o h inicial, ex.: desumano, inumano.
Desenvolvimento da aula:
Expor no quadro ou dar ao alunos folhas com o material sobre o novo acordo ortográfico, explicando detalhadamente cada regra; ler e pedir ajuda aos alunos para seguir a leitura, dando exemplos.
...