O Artigo de Morfologia
Por: Amanda Mendonça • 2/2/2016 • Seminário • 450 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
ARTIGO DE MORFOLOGIA
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo uma análise do processo de formação de palavra com o sufixo –ão. Considerando que, na gramática, e não há como negar que o aumentativo é a principal função do sufixo –ão na Língua Portuguesa. Optamos na presente pesquisa, como proposta tratar o uso do sufixo ão na publicidade para dar ênfase em determinado produto. O uso premeditado deste sufixo, em determinadas palavras e em certas circunstancias, permite a multiplicidade de interpretações, as quais podem assumir significados distintos em diferentes frases ou contextos. É o que se percebe, frequentemente, nos textos publicitários.
Palavras-chaves: Sufixo; linguagem; propaganda; publicidade.
- Introdução
O léxico da língua portuguesa tem se expandido, cada vez mais, em um processo dinâmico. Diante disso a pesquisa busca dados históricos que ajudam a explicar o processo de formação dessas palavras, bem como auxiliam a elucidar alguns significados adquiridos pelo sufixo ao longo do tempo. Isso se dá porque o português possui raízes no latim e grande parte do nosso léxico provém dessa língua . O que se conclui, é que, no longo período de formação do português, houve algumas modificações de caráter semântico, fonético, fonológico e morfológico, mas não tão significativas a ponto de perder as bases latinas.
Sabe-se que a linguagem usada de forma correta, pode trazer um efeito que cause para a publicidade de algum modo, uma manipulação em um determinado produto. E argumentar através de uma simples propaganda, torna se muito eficiente. Pode-se manifestar por meio da linguagem em vários meios: escola, religião, política e é através da língua que alcançamos um convencimento maior ao nosso leitor.
Observa-se que o uso intencional de determinadas palavras em diferentes contextos permitem a multiplicidade de interpretações, dado que uma mesma palavra pode assumir significados diferentes em textos/contextos diferentes. É o que se percebe, frequentemente, nos textos publicitários.
É nesse contexto que, ao levarmos em conta o tema deste trabalho, visamos o estudo da derivação sufixal de palavras específicas identificadas em textos midiáticos.
2.Desenvolvimento
2.1A origem do sufixo ão
De acordo com Said Ali (1964: 56) o sufixo-ão, originou-se a partir dos substantivos terminados em-o, acusativo-onem. Essa formação, usada geralmente na linguagem familiar, prestava-se a fazer referência a pessoas, individualizando-as, ressaltando uma característica ou um traço marcante. O estudioso Tekavičić (1980: 192-193) foi mais específico ao afirmar que a individualização conseguida com o emprego desse morfema, geralmente, tomava como base uma parte do corpo ou um hábito comum. Assim, a ideia de grandeza já estaria presente nesse tipo de formação.
2.2 FALAR SOBRE: linguagem;
2.3 FALAR SOBRE Propaganda;
2.4 FALAR SOBRE publicidade
Exemplos e imagens de textos com sufixo ão
Referencia:
SAID ALI, Manuel. Gramática Histórica da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 1971.
...