O Autorização e Funcionamento
Por: ANA PAULA DE CASTRO MOURA • 2/9/2023 • Dissertação • 19.316 Palavras (78 Páginas) • 68 Visualizações
[pic 1] COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO SANTA LUZIA – EFM
Autorização e funcionamento
3021/97 e 1894/03 de 11-08-03
Telefone: 45/84338889
Email: ldesantaluzia@seed.pr.gov.br
ASSENTAMENTO VITÓRIA
LINDOESTE/PARANÁ
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR - PPC ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E APLICADAS - 2023
ENSINO MÉDIO (1ª, 2ª E 3ª SÉRIES)
Núcleo Regional de Educação de Cascavel
Área do conhecimento: | Ciências Humanas Sociais E Aplicadas |
Componentes Curriculares: | Filosofia, Geografia, História e Sociologia |
Etapa de Ensino: | Ensino Médio Implementação gradativa: 1ª série 2022, 2ª série 2023 e 3ª série 2024. |
Carga Horária dos componentes curriculares: (conforme Matriz Curricular vigente - Instrução Normativa nº 009/2022 - DEDUC/DPGE/SEED) | Filosofia: 1ª série: 2 horas-aula semanais
Geografia: 1ª série: 2 horas-aula semanais 2ª série: 2 horas-aula semanais História: 1ª série: 2 horas-aula semanais 2ª série: 2 horas-aula semanais Sociologia: 2ª série: 2 horas-aula semanais |
1. Introdução
Esta Proposta Pedagógica Curricular (PPC) refere-se à 1ª, 2.ª e 3.ª séries do Ensino Médio e contempla as seguintes legislações e documentos curriculares orientadores, no âmbito nacional e estadual, para essa etapa de ensino: a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (atualizada pela Resolução nº 3, de 21 de Novembro de 2018), as Diretrizes Curriculares Complementares para o Ensino Médio do Paraná (PARANÁ, 2021), o Referencial Curricular do Ensino Médio do Paraná (PARANÁ, 2021) e o Currículo para o Ensino Médio da Rede Estadual do Paraná (PARANÁ, 2021). A PPC organiza os conhecimentos do currículo escolar e integra o Projeto Político Pedagógico (PPP) das Instituições de Ensino; é por meio dela que se efetiva o projeto da escola no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem. Em razão da reformulação do Ensino Médio, disposta pela Lei n. 13.415/2017, e da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (documento de caráter normativo), determinou-se a necessidade de revisão e atualização do supracitado documento, conforme as legislações vigentes, de modo que esta Proposta Pedagógica Curricular foi elaborada considerando-se as Áreas do Conhecimento, de acordo com o Artigo 3 da referida Lei, que altera o Artigo 35-A da Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996:
A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:
I - linguagens e suas tecnologias;
II - matemática e suas tecnologias;
III - ciências da natureza e suas tecnologias;
IV - ciências humanas e sociais aplicadas. (BRASIL, 2017)
Com base na BNCC (BRASIL, 2018, p. 465), o Ensino Médio precisa atender às necessidades de formação geral e possibilitar processos de aprendizagens sintonizados com os interesses e projeto de vida dos estudantes, considerando também os desafios da sociedade contemporânea. Deve, ainda, favorecer a preparação básica para o trabalho e para a cidadania, por meio do desenvolvimento de competências que possibilitem aos estudantes inserir-se de forma ativa, crítica, criativa e responsável em um mundo do trabalho cada vez mais complexo e imprevisível. Assim, a Proposta Pedagógica Curricular da 1ª, 2.ª e 3.ª séries está organizada por Área do Conhecimento, integrando os respectivos componentes curriculares, descritos a seguir:
- Área de Linguagens e suas tecnologias: Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa.
- Área de Matemática e suas tecnologias: Matemática.
- Área de Ciências Humanas e sociais aplicadas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
- Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química.
Destacamos que os componentes curriculares não perdem seus objetos de conhecimento, mas, de forma integrada e contextualizada, procuram desenvolver as competências e habilidades específicas de cada área.
Além de contemplar a legislação e os documentos orientadores em vigência, a Proposta Pedagógica Curricular desta Instituição de ensino considera a comunidade escolar, suas necessidades e o contexto social no qual está inserida.
O Colégio está situado em um Projeto de Assentamento da Reforma Agrária, onde as famílias se mantêm da agricultura familiar de subsistência. A principal fonte econômica de renda é a bovinocultura de leite, suinocultura, soja, e outras atividades de produtos coloniais (queijo, linguiça, melado, açúcar mascavo, apicultura). Devido à pequena perspectiva os jovens acabam saindo em busca de alternativas, permanecendo somente os idosos na propriedade, o que tem ocasionado a redução nos alunos ao passar dos anos.
As famílias são todas agricultoras, então, os alunos são 100% filhos de agricultores que residem em comunidades rurais, e, após levantamento realizado em reunião com a comunidade no início do ano foi constatado os seguintes dados: do total de matrículas, 85% dependem de transporte escolar para se deslocar até a escola, a maioria (95%) moram com os pais em suas diferentes configurações familiares. A maioria dos pais só tem o Ensino Fundamental, a religiosidade está dividida em 4 religiões com frequência nas igrejas da comunidade. Na maioria das famílias o lazer se resume em passeios entre famílias, jogo de bola e bocha, festas comunitárias (padroeiros), trilha de moto, cavalgada, e em casa a televisão. O contato direto se dá por telefone celular que funciona com apoio de antena com repetição de sinal, onde em algumas famílias (minoria) com acesso a internet.
...