O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Por: Keicia • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.617 Palavras (7 Páginas) • 260 Visualizações
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
- Ao se falar em conhecimento científico, o primeiro passo consiste em diferenciá-lo de outros tipos de conhecimentos existentes.
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
- Quanto ao conhecimento científico e conhecimento popular, o que os diferencia é a forma, o modo ou o método e o instrumentos do “conhecer”.
- Características do Conhecimento Popular:
“Se o “bom-senso”, apesar de sua aspiração à racionalidade e objetividade, só consegue atingir essa condição de forma limitada”, pode-se dizer que o conhecimento vulgar ou popular, latu senso, é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos: “é o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de um método e sem se haver refletido sobre algo” (Babini, 1957:21).
Para Ander-Egg (1978:13-4), o conhecimento popular caracteriza-se por ser:
* superficial - expressa-se por frases como: “porque o vi”, “porque senti”, “porque disseram”, porque todo mundo diz”;
* sensitivo – referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária.
* subjetivo – pois é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos, tanto os que adquire por vivência própria quanto os “por ouvir dizer”.
* assistemático
* acrítico – pois, verdadeiro ou não, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam não se manifesta sempre de uma forma crítica.
- Características do conhecimento científico:
Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida ´por meio da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e não conhecimento dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final, por este motivo, é aproximadamente exato.
LINGUAGEM UTILIZADA PARA CONSTRUÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO
Para construção do trabalho acadêmico é necessário a utilização da norma culta da língua, obedecendo as regras por ela estabelecidas. Para isso, a consulta aos dicionários e gramática deve ser prática habitual na vida dos acadêmicos para obter bom desempenho em suas produções textuais. Vale ressaltar, a importância da leitura como base para o desenvolvimento da prática da escrita.
Com relação a estrutura do trabalho acadêmico, normas são estipuladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que devem ser seguidas como padrão. O trabalho acadêmico se divide em três partes diferentes, que são: Elementos Pré-Textuais, Elementos Textuais e Elementos Pós-Textuais.
- Capa[pic 1]
- Folha de Rosto
- Errata
- Folha de Aprovação
Elementos Pré-Textuais - Dedicatória
- Agradecimentos
- Epígrafe
- Resumo em língua vernácula
- Resumo em língua inglesa
- Listas
- Sumário
- Introdução[pic 2]
- Desenvolvimento
Elementos Textuais
- Conclusão
[pic 3]
- Referências
- Apêndices
...