O DESENVOLVIMENTO DE TÓPICO FRASAL
Por: Ensino e Aprendizagem Das Atividades Aquáticas • 14/7/2019 • Resenha • 522 Palavras (3 Páginas) • 401 Visualizações
- Declaração inicial:
As aulas de Educação Física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto.
- Definição:
Educação Física na educação básica é uma disciplina que visa o aperfeiçoamento, controle e manutenção da saúde do corpo e da mente do ser humano.
- Divisão:
As atividades de Educação Física na educação básica dividem-se em três: fundamental I (amarelinha, dança das cadeiras e coelhinho sai da toca), fundamental II (stop, pinga bola) e ensino médio (futebol, vôlei e basquete).
- Alusão histórica:
Os relatos mais antigos sobre a prática de Educação Física se remetem a pré-história, quando o objetivo de ter um físico mais forte era uma questão de proteção e sobrevivência. A educação física foi acompanhando as mudanças das diferentes épocas até chegar ao que é hoje, e sempre se transformou de acordo com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos das sociedades.
- Interrogação:
O que é Educação Física Escolar? A educação física escolar é uma profissão muito importante para o desenvolvimento do aluno, por isso é uma matéria indispensável nas escolas.
- Tópico frasal implícito ou diluído:
A Educação Física escolar básica - isto é, ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio - é de suma importância por despertar nos alunos o interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais. Cria convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos, sendo capazes de reconhecer e respeitar as características físicas e desempenho de si próprio e de outros indivíduos, não segregando e nem depreciando outras pessoas por qualidades e peculiaridades como aspectos físicos, sexuais e ou sociais.
Desenvolvimento de parágrafos – Aula de 31 de maio de 2019
- Declaração inicial:
O esporte tem se tornado um grande aliado para a inclusão social das pessoas, desde às classes baixas para às mais altas, ou até mesmo, daqueles que possuem deficiências físicas ou mentais.
- Definição:
O esporte não é apenas uma palavra, um substantivo comum e não se define com um único conceito.
- Divisão:
O esporte para a socialização do indivíduo divide-se em dois pontos: positivo (tira os jovens do mundo das drogas e os leva a terem um vínculo maior com o próximo) e negativo (falta de apoio por parte dos órgãos governamentais, a divulgação dessa ferramenta e a pouca quantidade dos centros de treinamentos).
- Alusão histórica:
No Brasil Imperial (1822 – 1889) surge a prática da capoeira, atividade trazida pelos africanos que nos dias atuais é um dos esportes usados na socialização de jovens em comunidades.
- Interrogação:
É possível a socialização através do esporte? O esporte possui um grande potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na nossa sociedade.
- Tópico frasal implícito ou diluído:
A busca pela integração social através do esporte é a principal meta a ser alcançada, tendo em vista a prática esportiva como um dos principais recursos facilitadores desta ação. Neste sentido, o indivíduo encontra no esporte meios confortáveis e saudáveis de participação e interação, haja vista, a necessidade de cooperação e união por parte dos envolvidos que, embora se diferenciam por origens, gênero, idade e classe social, comungam do mesmo objetivo.
...