O Estudo da Polissemia Nos Livros Didáticos
Por: Cinthia Roberta • 24/10/2021 • Trabalho acadêmico • 327 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
O estudo da polissemia nos livros didáticos
Cinthia Roberta de Sena Lopes
Cristiane Maria do Carmo Freitas
Poliana Calmom Costa
Resumo: Este artigo, tem como objetivo investigar os fenômenos semânticos da polissemia nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Abordaremos as teorias e conceitos de polissemia e homonímia de Rodolfo Ilari, Mário Vilela e José Luiz Fiorin. Dialogando com a literatura escolhida e suas divergência entorno do ensino da polissemia no ensino médio. Discutiremos ainda, sobre a importância do estudo da semântica e da polissemia na sala de aula e de que maneira ela poderá ser abordada.
Palavras-chave: Semântica. Polissemia. Língua Portuguesa
INTRODUÇÂO
O presente artigo procura investigar como os livros didáticos de Lingua Portuguesa retratam o conceito e o ensino da polissemia , e se o mesmo faz uma distinção coerente entre polissemia e homonímia, pois há uma certa "semelhança" em seus conceito, porem com significações diferentes.
O tema surgiu na disciplina Introdução a Semântica, escolhido pela professora Ariadne. A partir de debates e leituras em sala de aula sobre diversos conceitos do estudo da semântica e também da polissemia. Foi acordado que, escolheríamos em grupos livros de ensino de lingua portuguesa que contivesse o assunto de polissemia e dialogar com os textos abordados em sala em torno disso.
Escolhemos dois livros de português de ensino médio volume 1 e 2 de duas editoras distintas. No primeiro momento iniciaremos com o conceito de polissemia e homonímia e como distingui-las fazendo uma comparação com os conceitos dos dois livros de didáticos e o que divergem entre si. No segundo momento, iremos mostrar como os dois livros abordam o ensino de polissemia e se esse método é o mais coerente. Já no ultimo momento, discutir-se-á sobre a importância do estudo e do ensino da semântica e da polissemia, e de que maneira poderia ser abordada nos livros didáticos.
DESENVOLVIMENTO
Não tem como falar de polissemia sem falar de homonimia, mas o que são estes fenômenos semânticos?
...