O FELIZ ANO VELHO
Por: ffdfdfdf • 29/11/2021 • Tese • 1.133 Palavras (5 Páginas) • 112 Visualizações
FELIZ ANO VELHO
Espaço e Tempo: Feliz Ano Velho se passa no estado de São Paulo, inicialmente no município de Campinas, onde se encontra a faculdade Unicamp, e no decorrer do enredo os acontecimentos passam a ocorrer na capital paulista, onde fica o hospital -maior foco narrativo- e o apartamento da mãe do Marcelo.
O Regime Civil-Militar no Brasil, que correspondeu ao período em que a formação social brasileira é marcada por políticas autoritárias e governos repressivos, que, em diferentes períodos e sistemas governamentais, exerceram forte poder e opressão sobre as estruturas sociais, estabelece uma referência temporal clara e relevante no romance. Onde apresenta-se o tempo vivido e o lembrado.
Personagens principais: Marcelo Rubens Paiva: narrador do romance (conta seu drama ao ficar paraplégico, quando deu um mergulho de um salto numa pedra em uma Lagoa em Campinas e bateu a cabeça e fraturou a quinta costela cervical); Feliz Ano Velho eu escrevi com o intuito de falar do meu acidente. Era um garotão que fazia teatro, música, poesia, surfava, era do movimento estudantil, na Unicamp, o Brasil no final nos anos 1970, numa transição democrática, culturalmente bastante rico... Nas boates, Legião Urbana, Ira, as coisas acontecendo. Então sofri o acidente e precisava mostrar que, apesar daquilo, eu continuava sendo o mesmo. Continuava tendo os mesmos desejos, queria trabalhar, lia os mesmos livros, debatia com meus amigos sobre cinema. Não queria a pecha do deficiente coitadinho, doente... Acabei falando rapidamente do meu pai porque era meu pai. Até porque a gente não tinha muita informação. No lançamento do livro, eu explicava para as pessoas: "Olha, não é um livro sobre meu pai, é sobre a minha vida, apesar dos meus 20 e poucos anos de idade". Muita gente lia com a expectativa de ser o relato do filho de um desaparecido político.
- Seu pai (Deputado Rubens Paiva): perseguido e desaparecido na época da ditadura militar no Brasil;
- Sua mãe;
- São muitos os personagens que passam pela vida de Marcelo durante esse ano, o que acaba dificultando conhecer a fundo cada um deles.
Narrativa e Estilo:
A narrativa é em 1ª pessoa, clara e direta, assim permite ao leitor um rápido envolvimento com a trama e uma compreensão acerca dos eventos ocorridos. Ele fala palavrões de irritado.
A linguagem utilizada é a autobiográfica, por conseguinte uma confissão memorialística. O texto apresenta, através de uma linguagem fragmentada, mudanças entre passado e presente, e de uma superposição de fatos. A história não se conserva apenas ao aspecto decorrente do acidente ocorrido com o personagem, mas também traz todas as lembranças e reflexões que são levantadas por ele durante este período tão difícil.
Portanto, a obra percorre diversos setores da vida do personagem, seu perfil de leitor, seu modo bem-humorado de lidar com as pessoas e com as situações, sua proximidade com os familiares e seus relacionamentos amorosos. Com isso, Feliz Ano Velho possui muito realismo, o qual faz com que o leitor possa pensar em seus próprios valores e questionamentos.
Resumo:
Feliz Ano Velho não possui uma grande divisão por capítulos, visto que existe pequena quantidade desses, o que torna o romance imersivo e, ao mesmo tempo, parece que o leitor está vivendo diariamente com Marcelo, parecendo ser um diário, já que Marcelo compartilha além dos momentos que se passam no presente, seus pensamentos, ideias e piadas, estabelecendo, portanto, uma íntima relação entre leitor e escritor. Devido à essa intimidade, pode-se perceber o crescimento e a evolução do autor, que é ao mesmo tempo protagonista e autor do romance. O universo “confessional” de Paiva, contribui para o entendimento de diversos fatores que influenciavam politicamente e culturalmente o Brasil, sendo assim, há uma visão do caráter do narrador-personagem ao longo do texto e de sua formação política, além da formação pessoal.
...