O Gênero quarta capa no ensino de inglês
Por: genilson.reis • 24/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.284 Palavras (6 Páginas) • 763 Visualizações
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – CpAq
Disciplina: Prática de Ensino I
Docente: Profª Me. Isabel Cristina Ratund
Discentes: Genilson Brito dos Reis, Mirian Nunes de Franca Weiss; Habilitação: Letras - Português/Inglês
Aquidauana, 10 de julho de 2017.
O Gênero quarta capa no ensino de inglês
Pesquisa de doutorado ( Cristovão, 2001), desenvolvida no programa LAEL( Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem), da PUC/SP, sob orientação de Anna Rachel Machado.
Postula a necessidade do ensino de gêneros de texto na escola, para agir em diferentes situações da linguagem.
“ Ora, se compreendermos que a leitura é um direito e um requisito para a cidadania, precisamos então buscar alternativas para superar esse aspecto negativo, desde o ensino fundamental e médio”.
Exposição dividida em três partes:
A apresentação dos pressupostos teóricos acerca do modelo didático de gênero;
A descrição do modelo didático do gênero quarta capa de livro em inglês;
Sugestões didáticas.
Pressupostos teóricos / modelo didático como guia para elaboração de material didático
Segundo Dolz e Schneuwly (1998), a analise e a classificação dos textos e a identificação dos gêneros é necessária para a construção de um modelo didático, que apontará os elementos a ser ensinados, ou melhor, o que pode ser objeto de ensino-aprendizagem dentro de uma situação de comunicação específica. Esse modelo didático é criado, então, a partir da observação dos seguintes elementos:
dos resultados de aprendizagem expressos por documentos oficiais e da determinação das capacidades reveladas pelos alunos.
dos conhecimentos dos experts na produção do gênero em foco e dos conhecimentos linguísticos já elaborados sobre ele;
das capacidades de linguagem dos alunos.
Quanto ao tema a ser escolhido para o desenvolvimento das atividades com o gênero em sala de aula, ele deve ser suficientemente interessante e permitir a emergência de posições controversas e uma progressão no desenvolvimento das capacidades dos alunos. Para essa escolha, quatro dimensões devem ser levadas em consideração:
A dimensão psicológica, incluindo as motivações, a afetividade e os interesses dos alunos;
a dimensão cognitiva, refletindo a complexidade do tema e o estatuto do conhecimento dos alunos;
a dimensão social, envolvendo a densidade social do tema, suas potencialidades polêmicas, a relação entre eles e os participantes, os aspectos éticos, sua presença real no interior ou no exterior da escola e a possibilidade de, com ele, se desenvolver um projeto de classe;
das capacidades de linguagem dos alunos.
A construção do modelo didático do gênero quarta capa
Situação de ensino envolvendo o contexto PAIS ( Projeto Correção de Fluxo para alunos repetentes e multirrepetentes de 5ª, 6ª e 7ª series em abril de 1997 – SEED do Paraná;
Síntese da literatura dos especialistas e dos experts em quarta capa de livro : “ quanto simples e objetiva, em linguagem que realmente atinge o leitor comum, a crítica pode até motivá-lo; enquanto uma apreciação literária que analisa e julga a fundo a obra, interessa mais especificamente ao próprio autor e a um publico limitado.” Lima (1985:89)
Características do gênero – quarta capa
Apresentar-se como mais textuais e menos icônicos;
Permitem a presença ou ausência dos seguintes elementos: cor, código de barras, publicidade, foto do autor, numeração de volume, notas sobre o autor, lista das obras do autor, textos, extratos e resumos, criticas e citações. A presença e as características desses elementos podem variar em se tratando de produções restritas (como as de capa dura)bou de grande escala (para comercialização)
Na opinião doa autores ( Reuter (1985), Koehler et alii), a produção de quartas capas deveria conter os dez itens seguintes: título (com explicitação de editor; nome do autor; idade do destinatário; gênero; preço, ilustração; número de páginas); incitação (contendo questão; suspense; exclamação, interrupção sobre o evento relatado como excepcional; anúncio de um evento futuro; recorte; marca semântica; injunção a ler; modalização); resumo (contendo situação inicial; apresentação do problema); tempo no presente, passado ou uma combinação de ambos; a presença dos procedimentos dialógicos; presença de parágrafos; presença de organizadores; uso adequado de anáforas ou problemas de repetição e/ou outros; sintaxe e pontuação adequadas; possibilidade de compreensão do texto. A nosso ver, apenas os três primeiros podem ser considerados como típicos da quarta capa, enquanto os sete últimos devem/podem ocorrer em qualquer gênero.
Síntese da análise e resgate das unidades linguísticas recorrentes
Quadro 1: Características do Gênero Quarta Capa de livro para leitura em Língua Inglesa
Gênero | Objetivo | Plano textual global | Tipo de discurso e de sequencia | Coesão nominal | Coesão verbal | Vozes | Escolha lexical |
Quarta capa de livro | Informar o leitor sobre a obra e inicia-lo a ler. | As partes textuais principais são a critica da mídia e/ou comentário da editora e o resumo | Fusão da narração e do discurso teórico com sequências narrativa e descritiva | Uso de anáforas pronominais e nominais | Predominância do simple present e do simple past para a narração e do simple present para a critica | Vozes da editora e da mídia | Adjetivos subjetivos avaliativos axiológicos (que implicam julgamento de valor). |
...