O Homeschooling
Por: Mari_Ing_ • 30/3/2021 • Relatório de pesquisa • 404 Palavras (2 Páginas) • 131 Visualizações
Escola em casa
Homeschooling ou traduzido, educação domiciliar, essa proposta de ensino consiste em o aluno ou aluna receber o ensino e educação em casa de um responsável ou tutor em vez de enviá-los para uma escola tradicional pública ou privada. Embora em muitos outros países sejam mais comuns, esse método é considerado ilegal no Brasil, famílias que adotam a prática de ensino, estão sujeitas a ações de Conselhos Tutelares e de Ministérios Públicos pelo país.
Deve ser salientar que á muitos prós e contras quando o assunto é sobre o homeschooling. Muitos brasileiros já deram sua opinião sobre o caso e os a favor a esse tipo de ensino argumentaram que possuem uma insatisfação com as opções educacionais disponíveis; diferentes crenças religiosas ou filosofias educacionais e a crença de que as crianças não estão progredindo dentro da estrutura escolar tradicional; medo que sua criança sofra algum tipo de bullying ou agressão; atenção diferenciada; horários flexíveis; entre outros fatores. Já a parte da população que está contra esse método de ensino argumenta os seguintes fatores, a necessidade do ser humano de interagir socialmente; Falta de estrutura, já que uma escola é construída especificamente para o ensino; Cobertura ampla de assuntos, pois a criança geralmente não sabe em que profissão quer seguir; Ausência de professores qualificados e treinados; entre outros fatores.
A maioria dos países impõem uma avaliação anual. Segundo Wikipédia “Um exemplo de avaliação é a França, que apesar dos pais serem livres na forma de ensinar seus filhos, estes são obrigados a apresentar, até os 16 anos algumas linhas de competência entre elas Escrever e falar em francês, Matemática, ciências básicas e tecnologia, pelo menos uma língua estrangeira, matérias gerais e Computação. O Brasil segue a mesma linha de ensino, porém, é obrigatória aos pais a matrícula dos filhos na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade, pois é direito da criança e do adolescente poder participar de um instituto de ensino.
O governo juntamente com o Ministério da educação, deveriam fazer uma votação dá população para decidir se deve deliberar o método de ensino do homeschooling, e caso seja permitido por meio dessa votação, os pais ou responsáveis se quiser sim adotar esse método estariam livres para ensinar seus filhos em casa sem culpa.
...