O Pensamento Científico
Por: Cristiano Hahn • 4/9/2016 • Trabalho acadêmico • 2.156 Palavras (9 Páginas) • 367 Visualizações
SOCIEDADE EDUCACIONAL PINHALZINHO[pic 1]
HORUS FACULDADE
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
CRISTIANO DALL AGNOL HAHN
PINHALZINHO, JUNHO DE 2016
[pic 2]
SOCIEDADE EDUCACIONAL PINHALZINHO
HORUS FACULDADE
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
CRISTIANO DALL AGNOL HAHN
Trabalho realizado referente á nota parcial da disciplina de atividades complementares, orientado pela professora Lilian Nadia Gollo Scandiel.
PINHALZINHO, JUNHO DE 2016
Sumário
1. O Pensamento Evolutivo
2. O Método Científico e os Tipos de Pesquisa
3. Tema: o que você escolheu para pesquisar.
4. Métodos Quantitativos, Qualitativos e Coleta de Dados
5. Estrutura de um Projeto e Técnicas de Leitura
6. Estilo e Redação de um Texto, Observação e Linguagem Científica
7. Estrutura de uma Monografia
8. Normas da ABNT
9. Referências
O Pensamento Evolutivo
A filosofia surgiu para explicar de forma racional as coisas que os homens não entendiam. Começou promovendo esse conhecimento que tinha uma base racional. O conhecimento racional foi aos poucos substituindo o conhecimento mítico, assim a filosofia foi evoluindo. Antes a filosofia abrangia um grande campo de conhecimento, era tudo unido como a medicina, física ética entre outros, E hoje esses conhecimentos estão em campos distintos:
Raciocínio encadeia juízos
Lógica: analisar e dizer o que é verdadeiro, valido ou o que não é.
Raciocínio logico-dedutivo: partir do geral para o particular
Raciocínio logico-indutivo: ter noção de algum fator e concluir a partir desse.
Conhecimento de senso comum: conhecimento menos sofisticado que não explica as leis, mas nem por isso podemos considerar menos importante, muitas vezes ele é origem para estudos científicos. Aparência e desconhece as leis.
Conhecimento cientifico: busca as leis do fenômeno e tenta explicar. 1º característica: transcende os fatos. Outra característica é a exatidão e a clareza. Outra característica, o conhecimento cientifico deve ser comunicável. O conhecimento cientifico deve ser verificável. É metódico e sistemático. Para trabalhar de modo cientifico, não se pode fazer as coisas de qualquer jeito, deve-se ter um caminho a seguir. É capaz de fazer predições. Estabelece leis. É um conhecimento aberto.
Metodologia cientifica: oferece ferramentas adequadas para que o pesquisador consiga chegar ao caminho que busca desde o início da sua pesquisa. Ela norteia o trabalho.
Resenha: um resumo que fizemos sobre uma determinada obra, pode ser crítico ou descritivo.
Projeto de pesquisa: planejamento da pesquisa
Revisão bibliográfica: pega toda a teoria de um determinado assunto que já foi publicado várias vezes. O objetivo é que o aluno possa através de todas as informações que já foi publicada sobre o determinado assunto, que ele possa fazer uma analisa e comparar com a experiência pratica que ele vai realiza.
Monografia: estudo exaustivo de um determinado tema. Pode fazer uma crítica e terminar com uma conclusão.
Dissertação: relato de uma pesquisa.
Tese: trabalho que se desenvolve uma pesquisa. Deve ser inédita.
O Método Científico e os Tipos de Pesquisa
Método é um caminho para se atingir um determinado fim, já o método cientifico é um fator na aquisição de comportamento em parte da humanidade. Ele surge no momento em que um homem tem alguma dúvida, existe também o Método experimental, composto de várias etapas. Observação e hipótese. Experimentação (pesquisa). Generalização
A pesquisa é atividade voltada para solução de problemas e se difunde em alguns tipos:
Pesquisa bibliográfica: é necessária para qualquer tipo de pesquisa cientifica. ( a busca de conhecimento em livros, internet, entre outros ).
Pesquisa documental: a fonte de coleta de dados está restrita à documentos.
Pesquisa descritiva: simplesmente se observa e descreve sobre um determinado fenômeno.
Pesquisa experimental: manipula a realidade que estamos trabalhando. Busca os porquês dos fenômenos. Tenta estabelecer a relação de causas e efeitos. Tem dois tipos de pesquisa experimental: a de campo e a de laboratório.
Técnicas de observação tem que ter exatidão e objetividade, usar a precisão, seguir o método escolhido e mantê-lo até o final.
Tema: o que você escolheu para pesquisar.
Fontes de ideias para a escolha do tema: pode-se começar com a experiência individual de cada um. No material escrito que temos contatos. Na conversa com professores. Observações. Senso comum. Seminários (entra a observação novamente, e pode ser interessante o que está sendo apresentado no seminário). E é importante a reflexão sobre o tema.
Predicados de um bom tema: viabilidade (ver se o tema que está pesquisando tem viabilidade de chegar a algum lugar, por exempli se tem uma solução). Importância do tema (pode se dizer que é importante quando traz uma contribuição para a sociedade). Originalidade. O tema tem que ter um foco Evitar: falar sobre muitas coisas, emitir juízos de valor e simples suspeitas.
...