O Poema As Cantadas, de Mário de Andrade
Por: 13081108 • 3/11/2019 • Trabalho acadêmico • 252 Palavras (2 Páginas) • 587 Visualizações
Curso de Letras / Disciplina: Literatura contemporânea
Nome:
Atividade sobre o texto poético “As cantadas”, de Mário de Andrade
1) Na literatura contemporânea, por vezes as cidades são alçadas à condição de personagem principal. Isso começou com Machado de Assis e com os escritores modernistas. Considerando as explicações de Beatriz Resende, leia o texto poético “As cantadas” (anexo) e julgue as afirmações, escrevendo V se achar verdadeira ou F se considerar que é falsa:
a)( ) Nesse poema o eu lírico se integra à paisagem. Essa integração lembra a felicidade do homem no Éden.
b)( ) Paraíso tropical, repleto de sensualidade, a Guanabara atualiza os mitos telúricos. A assimilação terra/mulher, numa só percepção, pode ser relacionada aos ritos de vegetação, nascidos do culto da terra. Miticamente, o poeta procura participar do universo, sente-se atraído pela magia sensual da terra e cultiva o sonho de não fecundá-la.
c)( ) Desde o título, instaura-se a tendência para a ambiguidade, na fusão dos diversos sentidos possíveis do termo e nas associações fônicas.
d)( ) No contexto do poema o vocábulo “cantada” ganha novas implicações ligadas aos convites de caráter sexual, na linguagem popular.
e)( ) O tom do poema não é emotivo.
f)( ) O poema “As Cantadas” traz uma visão erotizada da Baía da Guanabara.
g) ( ) Em todo o poema, o conjunto de imagens sensoriais, afetivas e intelectuais concentra-se em torno de um centro fixo: a consumação do prazer.
VOCABULÁRIO:
Telúrico – relacionado à terra.
...