Poema abaixo, de Mário de Andrade
Por: paulalima16 • 21/3/2016 • Trabalho acadêmico • 567 Palavras (3 Páginas) • 945 Visualizações
[pic 2][pic 1]
ATIVIDADE
AULA 3
[pic 3] www.prof2000.pt
NOME: ANA PAULA DE LIMA RGM: 063.2161 DATA: 22/08/15
2 - Releia o poema abaixo, de Mário de Andrade, elabore um pequeno comentário sobre as críticas nele contidas (use os versos para exemplificar e sustentar suas afirmações) e explique por que é considerado um poema futurista. Não deixe de comentar o título. ( 12 a 15 linhas). (1.25)
O poema de Mário de Andrade “Ode ao burguês é uma sátira, onde a intenção do autor era criticar, denunciar de uma forma agressiva e meter a ridículo os descasos e mesquinhez que estavam sendo realizadas nessa época pela sociedade burguesa.
O título ao ser pronunciado quer dizer: Ódio ao burguês , pois é uma declaração de ódio aos burgueses paulistanos: “Eu insulto o burguês! o burguês-burguês. A digestão bem-feita de São Paulo!” Porque eles não se importavam com o povo, com os cidadãos que não tinham o que comer, suas preocupações estavam ligadas unicamente ao dinheiro, ao estético, com seus corpos: “O burguês-níquel! O homem-curva! O homem-nádegas!”.
Esse poema é considerado futurista porque requer de um grupo burguês mudanças significativas para a sociedade, adesão ás propostas de avanço, de modernização.
Tem a objetividade de insultar o burguês , os fazendeiros, proprietários de terra, donos de jagunços e bandos, homens destemidos, mas que se acovardam distante da mudança social, preferem ficar dentro de suas fazendas(muros) e não desfrutar do avanço, da modernidade. “ Os barões lampiões! Os condes Joões! Os duques zurros! Que vivem dentro de muros sem pulos.”
[pic 5][pic 4]
ATIVIDADE
AULA 4
[pic 6] www.planetaeducacao.com.br
1 – Pesquise sobre Lobato e elabore um texto sobre a importância do autor para o modernismo brasileiro. (0,65)
Monteiro Lobato em sua obra “Urupês” torna-se o primeiro escritor que deu lugar ao Modernismo no Brasil, com o personagem principal Jeca tatu, um trabalhador campestre que vivia no interior de São Paulo, abandonado pela sociedade, à mercê de doenças típicas e de uma política que o desprezava, enfrentando a miséria e a escassez. Essa personagem era totalmente adversa das características pertinentes ao romantismo e ao parnasianismo, que descreviam em seus poemas um Brasil que todos desconheciam e personagens nunca existentes na sociedade. Contudo, essa obra fez o rompimento com os padrões tradicionais da literatura, e também, denunciou a forma de governo que desprezava o trabalhador do campo, que vivia numa situação triste e deplorável, exigindo assim mudanças políticas, sociais e econômicas.
2 - Leia o texto de Antonio Candido, extraído da obra “Vários escritos’(1970, p. 66 – 87), disponível no arquivo. Elabore um pequeno comentário sobre os pontos do texto,que você julgou mais importantes. (0,65)
No texto de Antonio Candido julguei de grande importância a amizade que havia entre os maiores líderes do movimento modernista que devido à uma simples brincadeira tornou-se em uma inimizade, ficando apenas uma indiferença existente entre eles. Porém considerei uma atitude nobre de Oswald de Andrade, que após a morte de seu antigo amigo, reconheceu a obra
...