O Preconceito Se Faz Presente
Dissertações: O Preconceito Se Faz Presente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: s1m4 • 27/6/2014 • 292 Palavras (2 Páginas) • 364 Visualizações
O preconceito se faz presente
No último dia 27/04 o jogo entre os times Villarreal e Barcelona pelo campeonato espanhol seria apenas mais um confronto comum. Importante claro, mas apenas mais uma de muitas disputas comum a esse meio. Assim seria se no decorrer desta uma atitude inusitada não tivesse chamado à atenção dos jogadores, dos torcedores e do mundo todo. Não se trata de um passe espetacular por parte de algum dos jogadores, mas sim da atitude de um torcedor do Villareal ao jogar uma banana para o lateral-direito do Barcelona Daniel Alves.
O ato ocorreu no momento em que Daniel se preparava para cobrar escanteio. A banana caiu a centímetros do pé do jogador que não se intimidou com tal atitude. Pelo contrário, Daniel primeiramente pegou a banana, descascou-a, comeu-a e em seguida fez seu trabalho: cobrou o escanteio.
Imediatamente esse episódio gerou uma grande polêmica, pois milhares de pessoas se solidarizaram e criaram o movimento chamado #somostodosmacacos que tem como intuito combater o preconceito recorrente no mundo futebolístico. Dentre essas pessoas, muitos famosos como Luciano Huck, Neymar e Cláudia Leite manifestaram-se por meio de redes sociais para mostrar seu apoio a Daniel Alves.
Mas há também os que não aderiram ao movimento por acharem o mesmo mais um modo de preconceito. Dentre estas pessoas está a cantora Gretchen que deu a seguinte declaração: - se fosse o caso do preconceito contra os gays, dificilmente alguém vestiria uma camisa onde estivesse escrito #somostodosgays. Segundo ela isso é mais um modo de preconceito por defenderem com tanta vivacidade somente quando se trata de preconceito racial e não sob outras formas.
Entre toda essa repercussão o torcedor responsável por tal ato foi identificado e foi punido. Ele foi banido do estádio da equipe Villarreal para sempre.
...