O Que se Entende de Bagno
Por: Patricia Ribeiro • 22/4/2022 • Resenha • 452 Palavras (2 Páginas) • 130 Visualizações
SLIDES – ARESENTAÇÃO
- DDDD
- Literariedade ->conjunto de características específicas (linguísticas, semióticas, sociológicas) que permitem considerar um texto como literário.
Metáforas Metonímias Sonoridades Ritmos Narrativas Discrição personagens Símbolos Ambiguidades Alegorias Mitos
- A Literatura é uma arte de produzida com palavras.
É uma técnica de compor e expor textos.
A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.
- Poema -> é um texto escrito em linhas chamadas versos, com métricas, ritmos, rimas e outras sonoridades. com imagens ou conteúdo da imaginação. É a emoção do eu lírico. existe poema em prosa-> ( é o texto com estilo natural, sem rima, ritmo, parágrafos, estrutura métrica, aliterações ou número de sílabas.
- Narrativa é o processo em que determinados seres inventados (personagens) exerce uma certa ação (enredo) articulando no tempo e em um ambiente.
- Drama é um texto escrito para ser representado no palco como teatro pode ser uma tragédia comédia e ainda o drama burguês ( exclui a classe operária e serve ao amor heteronormativo e monogâmico)
- ESTRUTURA NARRATIVA – elementos inter-relacionados. Alica-se a SEMIOLOGIA -> que é a ciência dos signos e sinais.
SINAIS -FATOS FÍSICOS - Significado: É o conceito, o ente abstrato do signo. lugar de afeto carinho
SIGNO- ARTE FISICA - Significante: É o elemento tangível, perceptível, material. Contrução, abrigo de sol e chuva.
- A crítica literária verifica os fatos internos (personagens e estruturas) interpreta-os e faz a verificação de sua verdade e seu valor, conferindo os fatos externos como sociedade e história. A cultura de um ovo se realiza em vários sentidos e a arte é um deles.
- a literatura faz parte do produto geral do trabalho humano e cultura, por isso, a literatura é cheia de vários saberes, porque ela tem como base um conjunto de fatos e hábitos sociais que determina a vida das pessoas. Com isso, temos a literatura de cordel
A cultura popular é produzida respectivamente pelas classes populares. Já a cultura de massa é produzida para as massas, e não pelas massas (pessoas). A cultura de massa cria produtos para o consumo imediato.
Podem ser considerados elementos da cultura de massa variadas formas de expressão, como a música, dança, séries, filmes, moda, esportes.
A cultura de massa não é produzida, mas sim reproduzida. A ideia aqui não é criar algo autêntico, mas reproduzir incessantemente o que já foi produzido.
- Tekne é compreendida como capacidade racional, uma espécie de habilidade ou hábito adquirido, relacionado ao fazer poético, ou seja, se refere à disposição de compor poemas, a arte que reside no artista. Um conhecimento.
Mimese desrealização -> Capacidade de fazer o mundo (essência) aparecer no texto
- Mito: ou seja, falar designa agir.discorrer so foi searado de
...