O uso da literatura infanto-juvenil como forma de discutir e combater o preconceito
Por: Catita16 • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 602 Palavras (3 Páginas) • 716 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Estácio Uniseb
Projeto de Pesquisa
1. Dados de Identificação
Título: O uso da literatura infanto-juvenil como forma de discutir e combater o preconceito.
Autores:
Catia Regina da Silva
Elisabete Aparecida Almeida da Silva
Marcel Sérgio Alexandre dos Santos Batista da Silva
Curso: Letras Português/Inglês
Polo: Brooklin – São Paulo – SP
Linha de Pesquisa: Linha 4: Literatura, História e Cultura
2. Justificativa
Racismo e discriminação são temas recorrentes na nossa sociedade, porém mais recentemente o termo ¨bullying¨ vem sendo usado com bastante frequência na sociedade de uma maneira geral e, sobretudo, na comunidade escolar gerando preocupação tanto aos alunos, professores e também aos pais. Partindo do princípio de que a literatura é fundamental na formação dos sujeitos e de que a adolescência traz consigo problemas inerentes a essa faixa etária, visamos através deste trabalho sugerir títulos da literatura voltada para adolescentes e por este motivo com linguagem direcionada a eles para abordar temas que embora não estejam inseridos no currículo, são temas relevantes e atuais para a comunidade escolar e a sociedade de uma maneira geral e que estão inseridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais como temas transversais.
3. Pergunta de Pesquisa
Como a literatura infanto-juvenil pode contribuir para a discussão e o combate ao preconceito no ambiente escolar?
4. Objetivo
O objetivo deste trabalho é mostrar que através da literatura infanto-juvenil direcionada justamente aos jovens podemos trabalhar questões atuais e pertinentes ao universo adolescente e tão comuns no universo escolar como racismo, discriminação aos deficientes físicos e o bullyng.
5. Hipóteses
A literatura tem papel fundamental na formação dos cidadãos, ora refletindo, ora mostrando novos olhares sobre a realidade que nos cerca. Partindo deste pressuposto nossa pesquisa se desenvolverá na sugestão de títulos e metodologias que levem aos alunos uma possibilidade de pensarem e discutirem temas que são relevantes dentro e fora do ambiente escolar com o propósito de que esta reflexão gere novas posturas que influenciem positivamente o comportamento do aluno nesta fase da vida, que por si só, já carrega diversas problemáticas.
6. Metodologia
Este trabalho será desenvolvido através de livros, artigos, revistas e publicações em formato digital disponíveis na internet sobre o tema literatura, adolescência, discriminação, preconceito e bullying levando em consideração aspectos pertinentes a abordagem e combate ao preconceito em sala de aula através da literatura.
7. Referências
PATERSON, Katherine. Ponte para Terabitia. Tradução: Ana Maria Machado. Ilustrações: Carlos Brito. – 2° Edição - Ed. Salamandra. São Paulo: 2006.
...