Orthofiando Histórias, Tecendo Memórias
Por: Ina Lavradas • 23/10/2018 • Trabalho acadêmico • 861 Palavras (4 Páginas) • 160 Visualizações
ESCOLA MUNICIPAL MÉXICO
SALA DE LEITURA – 2010
Professoras dinamizadoras: Iná Lavradas e Ivânia Barbosa
Projeto: “Orthofiando Histórias, Tecendo Memórias”
1º Tempo: “Em campo os Griots – Literatura e Africanidades”
Duração: março/abril/maio
Público alvo: alunos e professores de educação infantil ao 9o ano de escolaridade
Objetivos Gerais orientados pela SME:
• Contemplar a Lei nº 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, que institui a obrigatoriedade, nas escolas do país, do ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira, sendo os conteúdos referentes ao tema, ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Literatura, Educação Artística e História.
• Identificar os contos populares como valiosa fonte de acesso à tradição oral africana, reconhecendo-os como rica expressão do modo de pensar e viver de nossos ancestrais negros, reduzindo, assim, no panorama da literatura oral apresentada a nossos alunos, a injusta hegemonia das narrativas de origem europeia.
• Apresentar diferentes obras literárias que tenham protagonistas negros e que valorizem a raça e a cultura afro-descendentes.
• Possibilitar o conhecimento de palavras, expressões, símbolos, objetos, instrumentos, cantos, danças, etc, oriundos da cultura africana.
• Destacar a biografia de grandes personalidades negras, brasileiras ou não, de diferentes épocas, que possam servir de modelo e referência aos jovens negros.
• Despertar reflexão e debate sobre estereótipos e preconceitos cristalizados no modo de pensar das pessoas, sobre o povo negro e sua cultura.
• Conhecer algumas das leis que estão diretamente ligadas à questão racial.
Cronograma e proposta de atividades:
PERÍODO ATIVIDADES
08/02 a 05/03 Reoganização e cadastro dos livros da Sala de Leitura.
08/03 a 19/03 Erradicação do Trabalho Infantil, conforme solicitação da SME/MPT.
22/03 a 25/03 Sensibilização para o tema através de fotos/ilustrações que remetam ao universo africano. Através do Mapa Mundi mostrar onde fica a África e dizer que neste trimestre estaremos trabalhando “Literatura e Africanidades”. Leitura da história “Menina Bonita do Laço de Fita”, conversar sobre padrões de beleza.
29/03 a 01/04 Preconceito. Através de descrições sociais de pessoas reais pedir que os alunos digam como acham que estas devem ser fisicamente. Comparar com as fotos destas pessoas reais e, ao final, contar a história “A Panela”, do livro “E para o resto da vida”.
05/04 a 09/04 Trabalhar com os contos africanos “O guerreiro terrível” e “Os irmãos Gêmeos”,
explorando os sentimentos de medo e curiosidade.
07/04 G.E. Roda de leitura com O Rei Preto de Ouro Preto
12/04 a 16/04 “Duula, a mulher canibal” e a intertextualidade com outras histórias bastante conhecidas e que parecem estar presentes nesta obra: Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, a travessia do Mar Vermelho e com os mitos brasileiros como a Cuca, o Lobisomem, a Cobra Caninana.
14/04 Ciranda da palavra nas escolas. (* Vide programação em anexo)
19/04 a 22/04 “Os Sete Novelos”. Através deste texto, trabalhar o significado do “Kwanzaa”, identificando na história os sete princípios do “Nguzo Saba”. Ao final, produzir um “tecido” através da pintura em giz de cera e a escrita neste tecido do que cada um pode fazer para contribuir para melhorar a sua comunidade.
30/04 Entrega do portifólio do MPT
...