Os doze mandamentos
Por: NeiaPiumbini • 14/9/2015 • Resenha • 603 Palavras (3 Páginas) • 278 Visualizações
Os doze mandamentos
O livro começa contando um pouco da história tirada do livro mais vendido do mundo: a Bíblia Sagrada. O autor conta um pouco da História do antigo testamento. Fala sobre Adão e Eva e sua desobediência, sobre Noé e sua vitória por ter obedecido ao Senhor, sobre vários milagres como a travessia do Mar Vermelho, Jonas e a Baleia, a história de Sansão, etc.
A última e mais interessante história, antes de entrar nos “doze mandamentos”, é a sua versão de como surgira línguas diferentes. Segundo o autor, houve uma época em que todas as pessoas do mundo falavam mesma língua e se orgulhavam disso. Um dia, um morador da cidade de Babel teve uma ideia.
— Se todos trabalhássemos juntos, poderíamos construir uma torre que chegaria até o céu.
Todos gostaram da ideia e começaram a colocá-la em prática. Seria a maior obra do mundo. Alguns homens morreram antes de terminar a obra.
Muitos anos depois de iniciada, a torre finalmente chegou perto do céu.
Quando viu a torre se projetando no céu, Deus ficou furioso. Ele pensou que eles só conseguiram porque falavam a mesma língua e quis dar um fim nisso.
Houve um raio e de repente todas as pessoas falavam línguas diferentes. Algumas falavam japonês, outros inglês, espanhol, sueco e polonês.. Não podiam mais se entender.
O homem no comando da construção da torre dava as instruções, mas ninguém compreendia. Todos estavam tão confusos que tiveram que interromper a construção da torre. Era exatamente o que Deus queria. As pessoas abandonaram a torre e se mudaram para outras partes do mundo.
E foi assim que as línguas começaram.
Pode ser uma lenda, mas mostra como é importante sabermos nos comunicar para alcançarmos os objetivos em nossas vidas.
Segundo o autor, como o próprio nome do livro diz, Deus não nos deixou somente dez mandamentos, mas sim, doze. No decorrer da história, ele foi contando casos de pessoas que enquanto andavam dentro das leis de Deus, sofriam, eram infelizes, nada dava certo na vida deles, mas a partir do momento em que resolveram desobedecer encontraram realização e felicidade.
Sabemos que tudo isso é contrário àquilo que aprendemos desde crianças nas nossas igrejas, independente da religião que seguimos. Aprendemos que só encontramos a felicidade verdadeira em Cristo.
O primeiro caso é justamente de um padre que era super-rigoroso nas suas atitudes e obediência a Deus. Chegava a ser inconveniente com as pessoas com as quais convivia. Quando se viu diante da morte, não tinha outra opção a não ser mentir para se salvar. Confirmou, então, diante de uma tribo de canibais que seria ele o próprio Deus. Diante dessa afirmação ele se tornou o Deus daquela tribo e teve todas as regalias, além de três belas mulheres para dormirem com ele. Essa seria a história de um homem que violou não somente um, mas dois mandamentos.
E o livro assim continuou contando a cada capítulo a desobediência a um dos mandamentos e sempre, ao final, contando o resultado positivo que isso lhe trouxe.
Literaturas como essa, são um perigo para pessoas que não tem uma fé definida e concreta. As histórias parecem tão próximas da vida da gente, que até traria dúvidas, se realmente vale à pena andar dentro das leis de Deus.
...