Os laços de família
Por: janahadassa2010 • 22/4/2015 • Resenha • 268 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
Os Laços de família - Clarice Lispector
Resumo
A história se passa num táxi à caminho da rodoviária, onde Catarina leva a mãe que iria viajar após passar duas semanas na casa da filha. Em um certo momento o táxi deu uma freada súbita e lançou as duas uma contra a outra, obrigando-as a se encostarem, coisa que não acontecia a muito tempo. Depois desse episódio não tinham mais o que se falar. Logo depois Catarina volta pra seu apartamento e a vida volta a rotina de sempre com seu marido e seu filho.
Seu filho era um menino magro e nervoso, como sua mãe costumava dizer, um menino solitário e sempre distraído. Quando ela chegou da rodoviária entrou e viu o marido sentado a ler um livro, como de costume de todo sábado, e foi até o quarto do filho, onde o convidou a passear. Passou pela sala e avisou ao marido: vamos sair! E bateu a porta do apartamento. Antônio, seu marido, mal deu tempo de levantar os olhos do livro. Ele a chama, “Catarina!”, mas já se ouvia o ruído elevador descendo. E ficou a se perguntar, aonde foram? Pois o sábado era seu, e gostava que a mulher e o filho ficasse em casa. Então foi a janela e ficou a olhar a mulher e o filho de mãos dadas a caminhar na calçada.
Análise do Conto “Os Laços de família”
O conto é narrado em terceira pessoa, o tempo do conto é cronológico e psicológico, pois se passa na mente dos personagens. O método aplicado pela escritora é implícito, exigindo do leitor uma leitura profunda.
...