PLANO DE AULA DESENVOLVIMENTO PRÁTICO DA LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO SOCIAL. (PADARIA)
Por: rosaivany • 15/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.366 Palavras (10 Páginas) • 713 Visualizações
JANDIRA-SP-ABRIL /2016
FACEQ-(UNIESP)
IVANY LAMARQUE
Roosilly de Jesus Ferreira de Mello
silvia
PLANO DE AULA
DESENVOLVIMENTO PRÁTICO DA LÍNGUA INGLESA
NO CONTEXTO SOCIAL.
(PADARIA)
JANDIRA-SP-ABRIL /2016
JANDIRA-SP-ABRIL /2016
FACEQ-(UNIESP)
IVANY LAMARQUE
Roosilly de Jesus Ferreira de Mello
PLANO DE AULA
DESENVOLVIMENTO PRÁTICO DA LÍNGUA INGLESA
NO CONTEXTO SOCIAL.
(PADARIA)
Trabalho apresentado ao curso de letras/inglês da Uniesp(faceq), como requisito parcial para aprovação na disciplina de fundamentos praticos da língua inglesa no ensino fundamental prof. Lucilene Fonseca
JANDIRA-SP-ABRIL /2016
SUMÁRIO
Tema pagina
Resumo.............................................................................................................04
Introdução..........................................................................................................05
Tema..................................................................................................................05
Conteúdo...........................................................................................................05
Duração.............................................................................................................05
Recursos...........................................................................................................05
Metodologia.......................................................................................................05
Fundamentos teóricos.......................................................................................05
Avaliação...........................................................................................................06
Conclusão..........................................................................................................06
Bibliografia.........................................................................................................08
DESENVOLVIMENTO PRÁTICO DA LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO SOCIAL
RESUMO:
Este estudo tem como objetivo contribuir para o ensino-aprendizagem de língua inglesa, tendo como base a teoria da atividade social nas aulas de língua estrangeira mostrando como utilizar, o diálogo e a comunicação num ambiente comercial. A proposta se constitui na aplicação da teoria à prática partindo de uma atividade social que pode ser vivenciada pelos alunos do sexto ano do ensino fundamental II e do primeiro ano do ensino medio. O atual cenário de ensino aprendizagem da língua inglesa exige novas concepções acerca dos elementos característicos dessa prática, nesse sentido, novas abordagens tornam-se necessárias para o ensino dessa língua para o caráter formativo da disciplina. Considerando a importância de fatores sociocultural (Vygotsky, 1988) que transcorrem as práticas discursivas e revelam a indissociabilidade entre língua e cultura. Este artigo projeta ideias para uma proposta da língua inglesa que considere a diversidade cultural e social do país na vida do aluno, promovem assim, novas posturas críticas (docente /discente) sustentadas na perspectiva intersocial. Como base para o estudo, buscamos respaldo teórico em autores e pesquisadores da área da linguística aplicada como Vygotsky (1988), Engëstrom (2001), Leontiev (1978) e Liberali (2009), que discutem o ensino de língua a partir de uma abordagem no contexto social. No campo das discussões acerca do ensino aprendizagem de línguas, novas percepções e tendências que tratam da demanda do ensino da língua inglesa na atualidade tornam-se cada vez mais necessária para a formação de professores; diz respeito à reformulação de um modelo educacional que de algum modo possa atender às necessidades reais de um aprendizado especifico, nesse estudo o da língua inglesa. Nesse sentido, o professor deve planejar seu ensino de maneira a favorecer tanto o seu crescimento quanto a maturidade crítica do aluno, faz-se necessário que ele compreenda, que a sua prática não deve ser balizada por um conjunto de regras, palavras e sentenças, nas quais a língua será entendida sob o ponto de vista estruturalista, como um código a ser decifrado. Concluímos assim que o ensino da língua inglesa requer mudanças metodológicas em que possa contemplar os aspectos da aprendizagem de uma língua em seu sentido mais amplo, nesse caso trabalhamos o Desenvolvimento pratico da língua inglesa no contexto social.
Palavras-chave: Língua e cultura; contexto social; sociocultural.
INTRODUÇÃO
Este estudo tem como objetivo contribuir para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, tendo como base a Teoria da Atividade social nas aulas de língua estrangeira mostrando como utilizar, o diálogo e a comunicação num ambiente comercial. A proposta se constitui na aplicação da teoria à prática partindo de uma atividade social que pode ser vivenciada pelos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do ensino médio.
Ao se depararem com textos em língua inglesa, alguns alunos tem dificuldades em entende-los e interpreta-los. Chegam até dizer algumas frases como: “não sei Português, que dirá Inglês professora”, “como vou entender, está tudo em Inglês”, “não sei nada em Inglês”, entre outas conhecidas.
Sabemos que hoje, principalmente nas aulas de língua inglesa, o professor possui uma função importante diante dessas afirmações tão faladas: A de mediador. Dado que o docente não é mais aquele que detém o conhecimento e que o aluno não é mais “uma tabula rasa”, ou seja, não mais recebe o conteúdo de uma forma passiva , sendo assim se faz necessário a mediação e a interação professor-aluno e aluno-aluno, assim eles receberão e explicarão de forma compreensiva com suas experiências sociais.
...