PROJETO EDUCACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
Por: Joyce Olivia • 23/8/2018 • Projeto de pesquisa • 720 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROJETO EDUCACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
Sorocaba
2016
- INTRODUÇÃO
A educação é uma condição para que alcancemos autonomia social: ler livros, escrever cartas, navegar pela internet, votar com consciência, entender manuais de instruções entre outros.
Uma das principais características dos alunos na EJA é a baixa autoestima ou timidez. Nosso dever como educadores é o de prepará-los para o enfrentamento dessas adversidades. Somente a educação facilitará as relações pessoais e a integração profissional destes alunos para o convívio harmônico em sociedade.
Para tanto, o professor deve levar em consideração os conhecimentos prévios e as expectativas dos alunos, implicando num planejamento educacional coerente e transformador para beneficiar o aprendizado dos alunos.
- JUSTIFICATIVA
A educação formal ofertada pelo sistema educacional é um dos aspectos fundamentais do desenvolvimento humano, assim, se faz necessário o atendimento educacional à população que não tem condições de cursar presencialmente todos os dias o ensino regular. A Constituição Federal de 1988 nos diz:
Artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Desta forma, o CEEJA pretende atender esta demanda da sociedade ora excluídas dos bancos escolares.
- OBJETIVOS
Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita. Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.
- METODOLOGIA
Para trabalhar com esses estudantes, é fundamental conhecê-los bem, as classes são heterogêneas, desta forma deverá haver uma diversificação de materiais e métodos sendo eles adequados à idade e a necessidade.
- Gêneros textuais: informativos, expositivos e prescritivos, leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, etc.
- Gramática: classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes, separação de sílabas, etc.
- Leitura e interpretação: trabalhar poemas, letras de músicas, apresentado autores desconhecidos e/ou inseridos no contexto dos alunos.
- Debate conversa informal: desenvolvendo assim habilidades de comunicação.
Durante todo o processo é necessário trabalhar conteúdos contextualizados, para que os alunos obtenham sucesso escolar.
- AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser orientada pelas habilidades, valores e competências, estabelecidos no plano didático, considerando a construção do conhecimento de cada aluno. A avaliação será constante, propiciando atividades diferenciadas como reforço ao desenvolvimento das habilidades dos alunos em defasagem. Como educadores, não deve enfatizar apenas os erros ou os desconhecimentos dos alunos, mas levar em conta tudo o que já conseguiram aprender. Sendo fundamental a participação dos próprios alunos na avaliação contínua de sua aprendizagem. Essa modalidade de avaliação nos permite organizar e reorganizar quando necessário o percurso do ensino e da aprendizagem.
...