PROJETO POLITICO PEDAGOGICO
Trabalho Escolar: PROJETO POLITICO PEDAGOGICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SAZA • 20/2/2015 • 4.523 Palavras (19 Páginas) • 263 Visualizações
Projeto Político Pedagógico
"A educação não é uma fórmula de escola, mas sim uma obra de vida."
Na educação infantil, nosso trabalho tem por objetivo propiciar a ampliação dos interesses e conhecimentos das crianças, além de estimular conquista da independência e a cooperação no processo de socialização. Sempre em parceria com a família, visamos à formação de cidadãos com valores sólidos e conscientes de seu papel social, pois não basta compreender a realidade: é preciso utilizar o que se aprende na escola como instrumento para a transformação, contribuindo para a construção de um mundo mais fraterno e solidário. Esse projeto implica em reuniões periódicas com os pais (coletivas e individuais) incorporando-os continuamente ao trabalho escolar, de forma que, juntos, possamos construir uma cultura comum.
Partindo da premissa de que a criança descobre aos poucos o mundo que a cerca e, então, constrói novas maneiras de atuar, oferecemos variados ambientes para proporcionar esta relação criativa da criança com o meio.
Por isso o espaço escolar é organizado em Oficinas - diferentes salas e pátios que as turmas percorrem durante o dia. Cada um deles refere-se atividades de uma determinada área de conhecimento. As propostas e materiais variados fortalecem a convivência entre criança/criança e criança/adulto e gera desafios para a compreensão e articulação de novos saberes.
Também de inestimável valor é a integração entre diferentes áreas do conhecimento, isto é, o viés interdisciplinar, que se concretiza no planejamento, ancorado nas propostas do Projeto Temático que se atualiza anualmente.
Espaços e Oficinas
As oficinas são diferentes espaços que as crianças percorrem durante o dia. É aí que cada grupo vai poder produzir, criar, transformar, enfim, ser autor do seu próprio texto... e contexto! São nelas que, de forma singular, a criança se socializa, constrói valores e desenvolve suas habilidades nas diferentes áreas do conhecimento: lógico - matemático, ciências sociais e naturais, linguagem corporal, artística, verbal e escrita.
Objetivos e Conteúdos
A fim de que a família possa conhecer e participar das propostas apresentadas a cada turma, apresentamos uma descrição dos objetivos gerais e conteúdos dos diferentes eixos do trabalho educativo: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo, que serão trabalhados ao longo do ano.
Formação Pessoal e Social + Conhecimento de Mundo
Identidade e Socialização
Formação Pessoal e Social + Conhecimento de Mundo
Identidade e Socialização
Nesta faixa etária, os vínculos das crianças com seus colegas se ampliam e alcançam a turma. Esta convivência social mais intensa gera situações de conflito e disputa, mediadas pela professora que incentiva o uso da linguagem verbal. As crianças passam, então, a reconhecer o valor dos "combinados" (acordos coletivos) e são implacáveis na fiscalização dos colegas que os transgridem , mesmo que se esqueçam, elas mesmas, muitas vezes de cumpri-los.
Ações como dividir, esperar e negociar passam a ser exigências do dia a dia escolar. Ao longo do ano, as crianças vão aprendendo que o desejo individual está subordinado às possibilidades da vida coletiva e que, longe de se tratar de uma perda, participar de uma rede social inclui, principalmente, vivências de companheirismo, solidariedade, reciprocidade e respeito.
À segurança e confiança que estabelecem com os colegas, soma-se a reverência que as crianças demonstram pelo saber da professora, representante do vasto mundo de conhecimentos que tanto as atraem e amedrontam. As crianças passam a perceber que, ao contrário do que pensavam anteriormente, não sabem tudo e há muitas coisas para aprender. É comum que digam que não sabem ler, não sabem contar, não sabem desenhar determinada figura... Cabe à professora estimulá-las a fim de que se arrisquem e empenhem-se para conquistar o que ainda não sabem. A evolução das crianças nas aprendizagens formais depende, em grande parte, do quanto elas sentem-se seguras para expressar o que já sabem, refletir e discutir sobre os modos de saber mais.
Corpo e Movimento
As crianças participam de brincadeiras e jogos que envolvem o correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se e dançar a fim de ampliar, gradualmente, o conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento. Há o incentivo constante para que utilizem recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nas atividades das quais participa. Os jogos de regras são muito apreciados pelas crianças e favorecem o "saber lidar" com conflitos e questões sociais.
Nesta fase, as crianças adquirem maior precisão dos gestos instrumentais, cada vez mais ajustados a cada objeto: uso do garfo nas refeições; manuseio seguro de lápis, pincéis e canetas; domínio das ações para vestir-se, despir-se e calçar-se.
Artes Plásticas
Elementos da arte possibilitam que as crianças ampliem suas possibilidades de transformação do real, isto é, de criação. Elas são convidadas a apreciar a produção artística - desenhos, pinturas, esculturas, colagens, ilustrações - nacional e internacional e a observar alguns elementos constituintes da linguagem visual como: cor, forma, volume e contrastes.
Há uma ênfase nas atividades de produção da pintura, em que são manuseados diferentes tipos de tintas (guache, aquarela, anilina, artesanais), suportes (papéis, chão, azulejo, madeira, tecido) e instrumentos (pincéis, rolinhos, esponja, mãos).
O desenho continua a ser experimentado como recurso para registrar vivências e conhecimentos construídos e passa, com a utilização de esboços, a assumir a função de planejamento de outras obras.
Espera-se que, ao longo do ano, as crianças interessem-se pela pintura como linguagem criadora, selecionando materiais e aperfeiçoando o uso de elementos visuais, suportes e instrumentos. Objetiva-se, ainda, que ampliem o conhecimento sobre artes plásticas, identificando acontecimentos e curiosidades que marcaram a vida dos artistas selecionados para o período.
Artes Musicais
Ao lado das atividades de escuta sonora e musical, que continuam a ser incentivadas nesta faixa etária, aparece o trabalho
...