PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Por: kelly • 16/10/2018 • Trabalho acadêmico • 9.390 Palavras (38 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 7
2 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
3 PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 11
4 ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA 13
5 ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE..............................................15
6 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO 17
7 PLANO DE ENSINO 22
8 DIÁRIOS DE REGÊNCIA 32
CONSIDERAÇÕES FINAIS 41
REFERÊNCIAS 42
- INTRODUÇÃO
Este relatório é o resultado das observações, registros e regências realizados nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) referente as práticas de Estágio II Curricular Obrigatório que aconteceu no período 09/04 a 14/05/2018 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Brasil Tropical no distrito de Cajazeiras município de Itupiranga – PA.
Desta forma, acredita-se ser importante o processo de analisar, identificar e caracterizar os saberes docentes que se constituíram ao longo do Curso de Letras como formação inicial por entender que a prática docente é fundamental na formação do cidadão.
Neste sentido, este Estágio II teve o objetivo de reconhecer as semelhanças e diferenças entre os diversos anos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) na disciplina de Língua Portuguesa bem como analisar, criticamente, a situação de ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.
Todavia, observou-se a prática pedagógica supõe envolvimento profissional, implica trabalhar com colegas, desenvolver-se profissionalmente numa perspectiva de trabalho coletivo e ainda que, individualmente, cada profissional seja responsável por suas ações.
Para tanto, os resultados obtidos nesta prática de Estágio II foram compreender os desafios para o desenvolvimento do trabalho pedagógico apesar de, a instituição de ensino pesquisada está bem organizada e com professores qualificados a desenvolver o processo educativo, ressalta-se que as metodologias de ensino devem ser diversificadas e dinâmicas para que o aluno possa despertar o interesse em aprender e adquirir uma formação cidadã.
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O campo escolhido para desenvolvimento da prática de Estágio II foi na Escola Estadual de Ensino Fundamental Brasil Tropical localizada a Avenida Ipixuna – S/Nº - distrito de Cajazeiras no município de Itupiranga no sudeste do Pará, está em ótimas condições e estrutura física apresentando uma estrutura física bem organizada e salas de aula totalmente preparadas para oportunizar um ensino e aprendizagem de qualidade.
Em cada turma é formada na media de 25 a 30 alunos, contando 12 salas já climatizadas, 01 biblioteca, 01 sala de professores, 01 sala de direção, 01 sala da secretaria, 01 sala de coordenação e orientação pedagógica, 01 pátio coberto, 01 cozinha, 01 deposito para merenda, 02 banheiros (masculino e feminino contendo cinco divisórias em cada um) com aproximadamente 920 alunos matriculados regularmente no Ensino Fundamental e Médio.
O quadro de funcionários possui 30 funcionários, dentre eles são 12 professores que atuam de Ensino Fundamental e Médio os profissionais que atuam na gestão são 3, entre diretora, coordenadora e secretária. Todos os professores são licenciados e alguns especialistas em áreas afins de educação.
Durante as observações realizadas registraram-se momentos pertinentes a nossa formação acadêmica e profissional facilitando nas regências realizadas contribuir no processo educativo dos alunos. O planejamento é realizado quinzenalmente com acompanhamento da coordenação pedagógica e, durante as semanas são construídas sequências didáticas a serem propostas as turmas.
Ao longo do mês a coordenação pedagógica auxilia as professoras no que for preciso subsidiando suas práticas com sugestões de estratégias facilitando o fazer docente.
Os materiais didáticos e multimídia disponíveis: televisão, Datashow, caixa amplificada, materiais pedagógicos, acervo de livros na biblioteca. Seu funcionamento se dar em três turnos distintos pela manhã das 07h30min às 11h30min, à tarde das 13h00min as 17h00min e a noite das 19h00min as 22h00min.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Com base no texto de Lima e Barbosa (2012) com o tema: Formação inicial e estágio: uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”, neste estudo tem como objetivo fazer um diálogo entre o conceito “professor-reflexivo” do pensamento schöniano com a disciplina de Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura. Traça-se um percurso a partir do surgimento do conceito, sua utilização em pesquisas educacionais brasileiras e as respectivas críticas.
Em seguida, abordam-se as concepções de Estágio Supervisionado utilizadas nesse estudo e a legislação que regulamenta tal disciplina a fim de identificar a presença de termos que aludem o conceito “professor-reflexivo”.
Conforme Jardilino, e Barbosa (2012) propõe um diálogo entre o conceito “professor-reflexivo” e a sua utilização na disciplina e/ou projetos de estágio supervisionado dos cursos de licenciatura, considerando a prática docente como um ponto em comum a ser trabalhado na formação inicial e continuada de professores.
...