Pequena Bibliografia de Machado de Assis
Por: Jonas Kehl • 9/6/2016 • Bibliografia • 261 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
Nasci pobre e epilético. Era filho de Francisco José Machado de Assis e de Leopoldina Machado de Assis. Fui criado no morro do Livramento, no Rio de Janeiro. Não frequentei regularmente a escola.
Minha instrução veio por conta própria, devido ao interesse que tinha em todos os tipos de leitura. Superei todas essas dificuldades e tornei-me um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos.
Entre os seis e os 14 anos, perdi minha única irmã, meu pai e minha mãe.
Em 1869 casei com Carolina Augusta Xavier de Novais. Nosso casamento ocorreu contra a vontade da família dela. Nossa união durou cerca de 35 anos e não tivemos filhos.
Dentre as minhas obras, trago hoje aos senhores, duas delas: A mão e a Luva, publicado em 1874, foi o segundo romance que escrevi e O Alienista além de um conto, também consideram como novela por causa da sua narrativa, o publiquei em 1881.
Em 1897, fundei a Academia Brasileira de Letras, da qual fui o primeiro presidente, a Academia era também conhecida como minha casa.
Em 1904, a morte de minha mulher foi um duro golpe. Depois disso, raramente eu saía de casa e minha saúde foi piorando por causa da epilepsia. Os problemas nervosos contribuíram para o seu isolamento. São dessa época minhas últimas obras.
Aos meus 69 anos, vim a falecer, pois fora de casa cheio de admiradores, dentro de casa sozinho.
Hoje sou considerado o maior nome da literatura nacional.
“Palavra puxa palavra, uma ideia traz a outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução. ”
EU SOU JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS.
...