Pesquisa Linguistica
Artigo: Pesquisa Linguistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcielle.moraes • 19/7/2014 • 408 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
O artigo é apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão. Ou seja, é o trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores. Poie esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam a as informações, os métodos e a precisão lógicas- metodológicas das conclusões e resultados obtidos. Em geral, é produção de quarenta páginas ou menos. Pode ser resultado de sínteses e trabalhos maiores ou elaborados em número de três ou quatro pessoas em substituição as teses e dissertações; são desenvolvidos, nesses casos, sob a assistência de um orientador acadêmico, submetidos a comissões e conselhos editoriais dos periódicos que avaliam a sua qualidade e decidem sobre sua relevância e adequação ao veículo.
O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de uma publicação em periódicos especializados, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviram de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas no processo de investigação ou de análise de uma questão.
Como a diversidade no que seja o método em cada área da ciência, a forma do artigo científico pode variar em sua apresentação, não existindo uma estrutura única que assegure, por si mesma, a cientificidade de um artigo ou texto que se pretenda.
Os problemas abordados nos artigos podem ser os mais diversos: podem fazer parte de questões que historicamente são polemizadas, quer de problemas teóricos ou práticos novos. E possuem a seguinte estrutura: identificação, abstract, palavras- chave, artigo (corpo), referências bibliográficas, anexo ou apêndices ( quando necessário) e data.
Os tipos de artigo se dividem em: Letters : ( “Cartas” também chamadas de comunicações e que não devem ser confundidas com as cartas ao editor ), são descrições breves de importantes descobertas e pesquisas atuais as quais são rapidamente despachadas para publicação imediata porque são consideradas urgentes.
Notas breves: São descrições curtas de descobertas em pesquisas atuais e que são consideradas menos urgentes ou importantes do que Letters.
Artigos: possuem geralmente entre quinze a vinte páginas e é uma descrição completa das descobertas originais feitas em pesquisas atuais.
Documento Suplementar: Contém um grande volume de dados tabulados que são a resultante de pesquisa atual e podem centenas de páginas preenchidas principalmente com dados numéricos.
...