Prática de Ensino Integração Escola x Cominidade Postagem
Por: Hopejosy • 22/6/2021 • Trabalho acadêmico • 2.259 Palavras (10 Páginas) • 398 Visualizações
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
JOSIANY PAULISTA CALCADO
1882540
POLO DE CRISTALINA-GO
2020
JOSIANY PAULISTA CALCADO
1882540
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
Projeto apresentado a Universidade
Paulista-UNIP, curso de Letras-
Português, como um dos requisitos
para obtenção da nota na disciplina
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO
ESCOLA X COMUNIDADE
ministrada (o) pelo (a ) professor (a)
Maria Celeste de Souza
POLO DE CRISTALINA-GO
2020
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
GRÁFICO DE ILUSTRAÇÃO: LUGARES QUE COSTUMAM LER LIVROS; P: 6
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………………4
2. OBJETIVOS……………………………………………………………………………………….5
3. JUSTIFICATIVA…………………………………………………………………………………..5
4. DESENVOLVIMENTO…………………………………………………………………………...6
5. REFERENCIAL TEÓRICO……………………………………………………………………….6
6. MÉTODO………………………………………………………………………………………….7
7. RESULTADOS ESPERADOS…………………………………………………….………………7
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS……………………………………………………………………...7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………………………………………………………….8
1. INTRODUÇÃO
O Brasil é uma nação na qual não tem o hábito de ler. O índice analfabetismo absoluto vem caindo ano a ano, mas taxa continua elevada, em torno de 9% da população brasileira, com municípios em que a população analfabeta chega a quase 50% dos habitantes. Este é apenas um dos dados relacionando a falta de educação e de leitura com situações de baixa ou miníma qualidade de vida. A escola, mesmo que realize um trabalho competente de formação, não conseguirá consolidar o leitor sem o respaldo da sociedade que a sustenta. Mas a inexistência da leitura não restringe aos docentes. A sociedade brasileira, vista em sua totalidade, apresenta níveis baixíssimos de leitura: sem considerar os liros didático Governo Federal é responsável pela compra da mais da metade dos 719 milhões de livros vendidos no país a leitura média de cada habitante do Brasil é de 0,9% ao ano! Considerando aos didáticos, a média sobe para 2,3%! Esse resultado coloca o Brasil nos últimos lugares da avaliação de leitura, no mundo ocidental, o que é perceptível ao analisarmos nas escolas públicas, mais especificadamente, no ensino fundamental II da Escola Municipal Paulo Gontijo da Educação Básica, que é a transição do aluno até o ensino médio. A questão é aonde está o real problema pela falta de leitura? Quais são as consequências da falta de leitura na vivência do alunado do ensino fundamental II? Quais são os principais danos na vida e na saúde? E o que pode ser feito para mudar isso?
“É claro que você precisa saber ler. Ler é tudo. Todo livro contém um mundo inteiro.”
Anne White An E
“Ler pode salvar sua vida.”
Anne White An E
Analisando o pensamento e e relacionando a falta de leitura, no ensino fundamental II, é nítido a necessidade de um olhar mais atento para o aprimoramento do ensino em sala de aula, preparando alunos, para ter uma sociedade mais crítica, reflexiva, que consequentemente, tende ser mais justa, igualitária e humanizada. Através da leitura obtemos diversos benefícios entre eles são que a leitura mantém o cérebro em forma, melhora a leitura, contribui para o desenvolvimento pessoal, no sentido de que sua leitura terá um impacto na tua mente, aumenta o conhecimento, o vocabulário, melhora a concentração e a atenção, combate a doença do Alzheimer, melhora a qualidade de sono. Entre tantos outros benefícios que se obtém quando é adquirido o hábito de ler.
A falta de leitura, causa dificuldade na compreensão e interpretação de texto, a extrema necessidade da leitura deve ser reconhecida socialmente, pois a vida individual, social, e cultural de um sujeito, se da devido à aquisição do hábito de leitura desde a infância até a fase final do seu desenvolvimento, pois desenvolve as potencialidades intelectuais de cada um, de aprender, desenvolver e progredir. Por essas razões, a necessidade de realizar uma alfabetização eficaz torna-se imperativo educacional, do qual a escola não pode fugir.
2. OBJETIVO
2.1 OBJETIVO GERAL
- Analisar estratégias de leitura nas salas de aula do Ensino Fundamental II no ensino público.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Realizar leituras de obras literárias verbal impressas;
- Identificar, maiores dificuldades do aluno na leitura;
- Examinar a leitura verbal visual de cada aluno.
3. JUSTIFICATIVA
" As aventuras da leitura são as aventuras de cada leitor e leitora para tentar captar a riqueza infinita de nossos dias vividos e por viver!
Lemos pra saber, compreender, refletir, mudar!
Nessa viagem, somos tocados pela beleza da linguagem, pela imaginação, pela fantasia, pela emoção!
Graças aos momentos preciosos da leitura, nossa vida se torna mais bela e adquirimos em sensação de plenitude e perfeição!
A leitura nos leva a compartilhar o que somos, onde estamos, para onde vamos e a vislumbrar os impasses e desafios da humanidade e do planeta!
...