TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagogico

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.889 Palavras (12 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – 60H

UNIDADE 1

A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA HISTÓRIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como foi a criação da educação Infantil? Responda, contextualizando historicamente.

R: A educação infantil começou a surgir no continente europeu ao final do sec. XVIII foi criada com prioridade de atender crianças de 0 a 6 anos vindas de famílias pobres e mães trabalhadoras. As pessoas que ficavam com essas crianças não tinham uma proposta formal, e adotavam atividades de canto e orações, além de atividades relacionadas ao desenvolvimento de bons hábitos de comportamento e de internalização de regras morais. Durante a segunda metade do século XIX, compondo-se da creche e do jardim-de-infância, ao lado da escola primária, a educação infantil se reconfigurou, seguindo as peculiaridades de cada país segundo as suas condições culturais, econômicas, sociais, políticas.

2. Atualmente, qual é a finalidade da educação infantil? Responda, comparando com as primeiras instituições de educação infantil que visavam atender à necessidade de mulheres pobres que ingressavam no mercado de trabalho.

R: A educação infantil de hoje tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e comunidade. Diferente do inicio da educação infantil, à qual tinha a necessidade prioritária de cuidar e ensinar regras de comportamento sem um objetivo especifica de sua intenção.

3. Descreva a trajetória da educação infantil no Brasil até a atualidade.

R: A educação infantil no Brasil começou com modo assistencialista, com o intuito de auxiliar as mulheres que trabalhavam fora de casa e as viúvas desamparadas. A implantação de creches e jardins de infância, no início do século XX, no Brasil, com a intenção de combater o alto índice de mortalidade infantil tanto no interior da família como nas instituições de atendimento à infância. Na década de 1970, as instituições atendendiam crianças de 4 a 6 anos, e parte vinculada aos órgãos de saúde e de assistência, com um contato indireto com a área educacional. É durante o regime militar, se iniciou uma nova fase, que teve sua consolidação nas definições da Constituição de 1988 e na tardia Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. A legislação nacional passou a reconhecer que as creches e pré-escolas, para crianças de 0 a 6 anos, como parte do sistema educacional, primeira etapa da educação básica. Hoje aos centros de educação infantil têm com objetivo proporcionar vários meios para que a criança construa sua aprendizagem e independência.

4. O material traz informações sobre Froebel e sua contribuição para a educação infantil. Faça uma relação das principais ideias do texto.

R: - Pensando na educação que as mães deviam oferecer aos seus filhos, Froebel escreveu, em 1844, o livro denominado Muther-spiel und kose-lieder — Jogos para a mãe e canções carinhosas —, em que o autor conversa com elas por meio de poemas sobre: os sentimentos da mãe contemplando seu recém-nascido, a mãe e sua unidade com a criança, as brincadeiras da mãe com seu filho, a necessidade da mãe observar o desenvolvimento da criança, a necessidade de conversar e cantar para ela. É importante ressaltar esse convivio que já esta se perdendo atualmente, sabendo de casos em que não há essa convivência real e natural entre mães e filhos.

- Era necessário que as crianças aprendessem que não poderiam fazer tudo, que soubessem diferenciar o certo e o errado. Colocar limites ao que se pode fazer, pois é de pequeno que se molda o adulto, a criança deve entender que não são certas algumas atitudes que a mesma realiza.

- Froebel considerava a brincadeira como um elemento fundamental para o crescimento das crianças da segunda infância. Trabalhamos com a concepção da ludicidade.

5. Qual é a mudança proposta pela Lei nº 12.796, do dia 5 de abril de 2013?

R: Segundo a nova Lei n° 12.796, dia 5 de abril, pais serão obrigados a matricular os filhos, com quatro anos de idade, na pré-escola em todo o Brasil. Anteriormente a matricula era obrigatória quando a criança estivesse na idade de entrar para o ensino fundamental.

6. Qual é a sua opinião sobre a mudança proposta? Responda, apresentando, no mínimo, três argumentos.

R: A nova lei tem muita importância, pois desde a educação infantil, ou seja, pré-escolar, as crianças já tem a oportunidade de conhecimento e aprendizagem, acontece o fortalecimento da maturidade entendendo a instituição como local de ensino e de interação com o próximo estando assim preparado para os novos desafios dos anos que virão. Além de um local pedagógico a educação infantil tem o dever de cuidar e amparar a criança, oferecendo alimentação e diversão.

UNIDADE 2

OS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O FAZER PEDAGÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como o professor pode desenvolver a criatividade nos alunos de educação infantil? Cite, no mínimo, três atividades que contribuem para tal finalidade.

R: O professor deve proporcionar momentos em que a criança seja o agente de sua aprendizagem, onde ela faça algo de acordo com seus gostos e especificidades. Como exemplo, o desenho é a maior forma de expressão da criança, os materiais proporcionados com diversos riscantes, as colagens, tudo de forma livre, mas com o devido olhar do educador.

2. Considerando o desenvolvimento da criatividade e da percepção visual da criança, explique as fases do desenho infantil.

R: Aos dois anos de idade já são feitos os primeiros rabiscos. A criança está livre das influências externas. Suas garatujas são realizadas pelo puro prazer, pela possibilidade de poder registrar os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com