Projeto Politico Pedagogico
Pesquisas Acadêmicas: Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helenluciane2 • 24/3/2015 • 2.889 Palavras (12 Páginas) • 256 Visualizações
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – 60H
UNIDADE 1
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA HISTÓRIA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Como foi a criação da educação Infantil? Responda, contextualizando historicamente.
R: A educação infantil começou a surgir no continente europeu ao final do sec. XVIII foi criada com prioridade de atender crianças de 0 a 6 anos vindas de famílias pobres e mães trabalhadoras. As pessoas que ficavam com essas crianças não tinham uma proposta formal, e adotavam atividades de canto e orações, além de atividades relacionadas ao desenvolvimento de bons hábitos de comportamento e de internalização de regras morais. Durante a segunda metade do século XIX, compondo-se da creche e do jardim-de-infância, ao lado da escola primária, a educação infantil se reconfigurou, seguindo as peculiaridades de cada país segundo as suas condições culturais, econômicas, sociais, políticas.
2. Atualmente, qual é a finalidade da educação infantil? Responda, comparando com as primeiras instituições de educação infantil que visavam atender à necessidade de mulheres pobres que ingressavam no mercado de trabalho.
R: A educação infantil de hoje tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e comunidade. Diferente do inicio da educação infantil, à qual tinha a necessidade prioritária de cuidar e ensinar regras de comportamento sem um objetivo especifica de sua intenção.
3. Descreva a trajetória da educação infantil no Brasil até a atualidade.
R: A educação infantil no Brasil começou com modo assistencialista, com o intuito de auxiliar as mulheres que trabalhavam fora de casa e as viúvas desamparadas. A implantação de creches e jardins de infância, no início do século XX, no Brasil, com a intenção de combater o alto índice de mortalidade infantil tanto no interior da família como nas instituições de atendimento à infância. Na década de 1970, as instituições atendendiam crianças de 4 a 6 anos, e parte vinculada aos órgãos de saúde e de assistência, com um contato indireto com a área educacional. É durante o regime militar, se iniciou uma nova fase, que teve sua consolidação nas definições da Constituição de 1988 e na tardia Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. A legislação nacional passou a reconhecer que as creches e pré-escolas, para crianças de 0 a 6 anos, como parte do sistema educacional, primeira etapa da educação básica. Hoje aos centros de educação infantil têm com objetivo proporcionar vários meios para que a criança construa sua aprendizagem e independência.
4. O material traz informações sobre Froebel e sua contribuição para a educação infantil. Faça uma relação das principais ideias do texto.
R: - Pensando na educação que as mães deviam oferecer aos seus filhos, Froebel escreveu, em 1844, o livro denominado Muther-spiel und kose-lieder — Jogos para a mãe e canções carinhosas —, em que o autor conversa com elas por meio de poemas sobre: os sentimentos da mãe contemplando seu recém-nascido, a mãe e sua unidade com a criança, as brincadeiras da mãe com seu filho, a necessidade da mãe observar o desenvolvimento da criança, a necessidade de conversar e cantar para ela. É importante ressaltar esse convivio que já esta se perdendo atualmente, sabendo de casos em que não há essa convivência real e natural entre mães e filhos.
- Era necessário que as crianças aprendessem que não poderiam fazer tudo, que soubessem diferenciar o certo e o errado. Colocar limites ao que se pode fazer, pois é de pequeno que se molda o adulto, a criança deve entender que não são certas algumas atitudes que a mesma realiza.
- Froebel considerava a brincadeira como um elemento fundamental para o crescimento das crianças da segunda infância. Trabalhamos com a concepção da ludicidade.
5. Qual é a mudança proposta pela Lei nº 12.796, do dia 5 de abril de 2013?
R: Segundo a nova Lei n° 12.796, dia 5 de abril, pais serão obrigados a matricular os filhos, com quatro anos de idade, na pré-escola em todo o Brasil. Anteriormente a matricula era obrigatória quando a criança estivesse na idade de entrar para o ensino fundamental.
6. Qual é a sua opinião sobre a mudança proposta? Responda, apresentando, no mínimo, três argumentos.
R: A nova lei tem muita importância, pois desde a educação infantil, ou seja, pré-escolar, as crianças já tem a oportunidade de conhecimento e aprendizagem, acontece o fortalecimento da maturidade entendendo a instituição como local de ensino e de interação com o próximo estando assim preparado para os novos desafios dos anos que virão. Além de um local pedagógico a educação infantil tem o dever de cuidar e amparar a criança, oferecendo alimentação e diversão.
UNIDADE 2
OS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O FAZER PEDAGÓGICO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Como o professor pode desenvolver a criatividade nos alunos de educação infantil? Cite, no mínimo, três atividades que contribuem para tal finalidade.
R: O professor deve proporcionar momentos em que a criança seja o agente de sua aprendizagem, onde ela faça algo de acordo com seus gostos e especificidades. Como exemplo, o desenho é a maior forma de expressão da criança, os materiais proporcionados com diversos riscantes, as colagens, tudo de forma livre, mas com o devido olhar do educador.
2. Considerando o desenvolvimento da criatividade e da percepção visual da criança, explique as fases do desenho infantil.
R: Aos dois anos de idade já são feitos os primeiros rabiscos. A criança está livre das influências externas. Suas garatujas são realizadas pelo puro prazer, pela possibilidade de poder registrar os
...