Proposta de Atividades Baseadas em Estágio de Língua Portuguesa
Por: David Lino • 23/8/2021 • Trabalho acadêmico • 2.867 Palavras (12 Páginas) • 141 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS..................................................................................5
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP).........................................................7
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC...........................................................................................................................8
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA........................................................................10
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS....................................................................................................................12
6 PLANOS DE AULA..............................................................................................13
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................15
REFERÊNCIAS..........................................................................................................16
INTRODUÇÃO
O presente estágio objetiva apresentar conceitos e interpretações das diferentes estruturas curriculares e organizacionais do sistema educacional, bem como propor a solução para uma situação comum ao estagiário nos colégios públicos e para os colégios públicos.
Partindo de uma análise da BNCC e das estruturas pedagógico-administrativas, existem normativas que devem ser seguidas afim de alcançar objetivos “macro” da educação. Considerando sempre a comunidade escolar e particularidades das instituições de ensino, esses documentos servem como base para o planejamento docente e há neste relatório intenção de deixar claro como os mesmos são utilizados.
Por fim, objetiva-se com os planos de aula propor uma abordagem partindo de uma sequência didática que visa proporcionar não só aprendizado de um conceito, mas também conhecimento sobre sociedade e uso da Língua Portuguesa como ela é.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O fato de ser dividido em Eixos já contribui para que a BNCC de Língua Portuguesa seja um documento valioso de instrução curricular para o professor. A linguagem entendida nos seus vários aspectos pode levá-los a serem trabalhados de forma individual e depois agregá-los, ou simplesmente já trabalhar todos esses eixos em paralelo.
Analisando por eixo, a leitura talvez seja o que demanda maior salto evolutivo partindo da situação que estamos hoje, pois com o advento das mídias sociais muitos dos textos que os jovens leem hoje são resumidos, fragmentados, imprecisos, portanto cabe ao professor ser mediador e mostrar como utilizar esses meios como contribuição aos alunos, como os hiperlinks e intertextos são necessários para uma compreensão ampla do que está sendo lido.
Já no eixo de produção de textos a abordagem da BNCC traz o uso de material que já está no cotidiano dos alunos, sugerindo por exemplo, produção de resenhas sobre jogos, vlog´s sobre assuntos que lhes interessa, etc. Essa maneira de trazer o conteúdo para perto do interesse dos alunos em conjunto com uma boa base teórica, quando colocada em prática faz com que a evolução seja natural em tal habilidade.
Chegando ao eixo da oralidade pode-se analisar as diferentes mídias existentes e perceber a relação entre fala e escrita, como se dá a produção audiovisual e como ela contribui para desenvolvimento de vocabulário, acrescentando componentes importantes de variação e adequação linguística aos diferentes meios que podem inclusive ser produzidos pelos alunos, seja na forma de uma reinterpretação dos meios existentes ou na produção de conteúdo totalmente original.
Por último, o eixo da análise semiótica, trabalhar os diferentes sentidos das palavras nos diferentes textos e contextos. Penso ser essa a parte mais desafiadora para professores e alunos, pois exige uso de literatura comparada, intertextualidade massiva e com certeza uma variedade de mídias para que os diferentes sentidos façam sentido. Essa análise passa por várias habilidades da Língua Portuguesa trabalhadas de forma conjunta, portanto se faz imprescindível que esse eixo seja trabalhada em múltiplos projetos e se possível transdisciplinarmente.
Alguns dos aspectos mais interessantes da BNCC são as relações entre sintaxe, semântica e variação linguística. Para desenvolver melhor essa ideia, recorro às gramáticas antigas e inclusive à forma de como aprendi Língua Portuguesa, que sempre foi tratando esses conceitos de forma totalmente isolada, mesmo que na prática eles sejam totalmente complementares. O uso da BNCC aglutina tais elementos de uma forma que ao início de um ano letivo ficará claro ao professor que esses conceitos partem juntos, cabendo decidir que tipo de ferramenta ele utilizará para trabalhá-los.
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
R: O Projeto Político-Pedagógico é um documento que contém os parâmetros da proposta educativa da instituição de ensino, contemplando desde as normativas municipais/estaduais e federais de educação até as particularidades da comunidade onde está inserida a unidade escolar. Além disso, o PPP também deve apresentar o conteúdo pedagógico a ser trabalhado alinhado à BNCC. O Projeto Político-Pedagógico é um documento que deve ser construído com a participação de toda a comunidade escolar, tornando-se assim parte fundamental de uma gestão democrática.
2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?
R: Como o PPP é feito de forma democrática, com vistas a promover uma escola transformadora da sociedade, o mesmo deve estar em consonância com a BNCC, proposta essa que busca mudar os paradigmas da educação apenas como transmissão de conhecimento, colocando o estudante, através do desenvolvimento de competências e habilidades, como produtor do seu próprio conhecimento e agente transformador da sociedade.
...