Pré-Modernismo
Por: Smvssilva2016 • 29/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.780 Palavras (8 Páginas) • 166 Visualizações
Sara Melissa Nº40
Yago Alves Nº43
PRÉ-MODERDISMO
Trabalho Parcial, apresentado na Escola Estadual Odila Leite do Santos, como parte das exigências para a obtenção de nota no 3º bimestre na matéria de Língua Portuguesa e Literatura no 2º ano, turma B do Ensino Médio
Professora: Elizabeth
Itaquaquecetuba
2018
ÍNDICE
Introdução ______________________________________________________Página 03
O Pré-Modernismo _______________________________________________Página 04
Contexto Histórico _______________________________________________Página 04
Características __________________________________________________Página 04
Autores ________________________________________________________Página 05
Fim do Modernismo ______________________________________________Página 07
Conclusão ______________________________________________________Página 08
Referências Bibliográficas _________________________________________Página 09
INTRODUÇÃO
O Pré-Modernismo deve início dos primeiro 20 anos do século XX e se estendeu até o findar da Semana de Arte Moderna de 1922. Foi conhecido com período sincrético e ocorreu apenas no Brasil. Não foi considerada uma Escola Literária, pois os escritores desses movimentos seguiram linhas de composições diferente, variando entre poetas parnasianos até poetas simbolistas.
O Pré-Modernismo foi marcado como uma ruptura da literatura tradicional, e anteciparam os aspectos Modernistas. As obras desse movimento para marcadas pela indignação com o contexto político e social daquele período, onde se estabelecia a “República café-com-leite”, a grande leva de imigrantes e o surto de urbanização em São Paulo.
Com base neste contexto histórico, os principais escritores levavam como tema de suas obras a valorização de regionalidade: o Norte e o Nordeste com Euclides da Cunha; o vale do Paraíba e o interior paulista com Monteiro Lobato; o Espírito Santo com Graça Aranha; o subúrbio carioca com Lima Barreto. Neste período foram produzidas obras riquíssimas que mostraram a visão do eu-lírico sobre esses locais, suas realidades, suas maravilhas, as injustiças impostas ao povo de cada um desse locais. Os escritores tiveram o foco nos humanos marginalizados que habitam essas áreas, e mostrar suas visões e perspectivas do mundo onde viviam.
O PRÉ-MODERNISMO
O Pré-Modernismo, também conhecido como período sincrético, é tipicamente brasileiro. Não chega a ser considerado uma escola literária, pois não há um grupo de escritores que seguem as mesmas características, sendo assim uma fase da literatura compreendida entre os primeiros vinte anos do século XX. Seu marco inicial é a publicação dos livros Os Sertões, de Euclides da Cunha e Canaã, de Graça Aranha. Esse período se estende até a Semana da Arte Moderna de 1922.
É uma ruptura com a tradição literária de até então, antecipando alguns aspectos do Modernismo. As mais diversas tendências literárias estão coexistindo nessa época, desde poetas parnasianos e simbolistas, até aqueles que mostravam inconformismo perante os aspectos políticos e sociais, incorporando seus próprios conceitos que abriram o caminho para o Modernismo.
Os autores desse período mais importantes para nossa literatura foram: Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Graça Aranha e Augusto dos Anjos.
CONTEXTO HISTÓRICO
Na Europa, o início do século XX foi uma época de conturbação política. Onde, os rumos se conduziam à I Guerra Mundial, em 1914. O panorama social brasileiro, embora um pouco distante desse âmbito de luta internacional, não era menos complexo.
O Brasil começa a viver, a partir de 1894, um novo período de sua história republicana: inicia-se a "República do café-com-leite", dos grandes proprietários rurais, em substituição a "República da Espada". É a áurea da economia cafeeira no Sudeste; do movimento de entrada de grandes levas de imigrantes, notadamente os italianos; é o esplendor da Amazônia com o ciclo da borracha; é o surto de urbanização de São Paulo.
CARACTERÍSTICAS
O Pré-Modernismo apresenta traços característicos que evidenciam:
• Obras inovadoras que rompem com o passado, com o academicismo, a exemplo da poética de Augusto dos Anjos cuja tônica literária aponta palavras não-poéticas.
• A denúncia da realidade brasileira, do Brasil não-oficial do sertão nordestino, dos caboclos interioranos, dos subúrbios.
• O regionalismo: o Norte e o Nordeste com Euclides da Cunha; o vale do Paraíba e o interior paulista com Monteiro Lobato; o Espírito Santo com Graça Aranha; o subúrbio carioca com Lima Barreto.
• Os tipos humanos marginalizados: o sertanejo nordestino, o caipira, os funcionários públicos, os mulatos.
• Uma Ligação com fatos políticos, econômicos e sociais contemporâneos, diminuindo a distância entre a realidade e a ficção.
• A “descoberta” de um Brasil desconhecido dos outros movimentos literários é a principal herança do movimento pré-moderno.
AUTORES
Graça Aranha: É um autor cuja importância se deve a uma única obra, Canaã, romance que retrata a vida numa colônia e imigrantes europeus no Espírito Santo. Tudo gira em torno de dois personagens que têm diferentes visões do mundo. Enquanto, um dos personagens, Milkau acredita na humanidade e pensa em encontrar a terra prometida (Canaã) no Brasil, outro, Lentz não se adapta à realidade brasileira, voltando-se para a superioridade germânica e para a lei do mais forte.
Lima Barreto (1881-1922): em diversas obras, a exemplo de “Clara dos Anjos”, combate o preconceito racial e a segregação social dos negros e mulatos. Também retrata criticamente diversos acontecimentos históricos da República brasileira. Sua principal obra foi “Triste fim de Policarpa Quaresma”, que retrata as frustrações de um funcionário público brasileiro diante da realidade política do país. Foi por muitos criticado pelo uso de uma linguagem simples nas suas obras. É considerado pré-modernista por sua visão da realidade, sendo consciente dos problemas nacionais.
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