Psicologia Da Aprendizagem
Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 150777 • 2/11/2013 • 6.733 Palavras (27 Páginas) • 410 Visualizações
TODO MUNDO É UM POUCO PSICÓLOGO, DOS OUTROS.
O homem é um ser ativo, social e histórico, ele tem o poder de desenvolver várias aptidões, e isso se dá na relação com os outros homens através do contato, troca de experiências e culturas já constituídas e atividades anteriormente realizadas.
A Psicologia traz o aspecto de aproximação da educação com o indivíduo, pois aplicamos a psicologia em tudo e em qualquer atividade de nosso cotidiano.
Em uma simples venda, na maioria das vezes o vendedor usa de psicologia para convencer que é uma boa compra, ou em casa todo pai e/ou mãe é e deve ser um pouco psicólogo do filho, tem que tentar compreender o choro, se é fome, sono, ou até mesmo uma manha, e assim aplicar uma correção, para todo e qualquer comportamento se for necessário.
Essa psicologia é chamada de psicologia do senso comum, as pessoas em geral tem um sentido de psicologia, claro que diferente da psicologia quanto ciência que aplicada pelo educador, pode ajudar e muito, ou seja, tentar analisar o educando que não deve ser excluído por um determinado comportamento ou questões como indisciplina, desmotivação e dificuldades de aprendizagem ou que fica isolado na sala, ou ainda aquele que vive disperso, isso tudo deve ser analisado com olhar crítico construtivo e investigativo pelo educador.
Quando se utiliza técnicas relacionadas com a psicologia pode facilitar e muito o dia-a-dia na sala de aula, o livro “Psicanálise dos Contos de Fada” do autor Bruno Bettlheim, pode ser citado como exemplo no qual ele analisa a importância desses contos, ele acredita que ajudam as crianças a elaborar seus medos e preocupações.
O papel da psicologia quanto ciência aplicada na educação é extremamente importante, porque quase sempre as crianças enfrentam problemas familiares, ou passam por dificuldade de socialização, e conversando e ouvindo essas crianças, pode ajudar e muito no desenvolvimento e socialização com os demais, pois saber enxergar com exatidão a insegurança, medos e frustrações abre-se espaço para não só compreender o desempenho como melhorá-lo.
Teorias de Aprendizagem em Psicologia e em Educação, são os diversos modelos que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos. Muitos foram os autores que contribuíram para a o vasto material que nos direciona a entender um pouco mais da relação e importância entre a Educação e a Psicologia. Dentre eles podemos citar David Ausubel, Vygotsky, Piaget, Freud, vejamos algumas de suas teorias.
TEORIAS
Psicologia-
Aspectos conceituais
Contribuições da teoria para o âmbito educacional
Teoria verbal significativa
Essa teoria explica como acontece a aquisição e a retenção do conhecimento gerado enquanto ensinamos verbalmente. David Ausubel relata que a aprendizagem significativa ocorre quando uma informação se conecta a um conceito relevante pré-existente na mente do aprendiz.
Essa teoria verbal significativa, ajuda no âmbito escolar, uma vez que produz uma retenção mais duradoura do conhecimento, é ativa e pessoal, dessa forma consegue-se um maior envolvimento social do aluno com o meio. Existe vasta troca de culturas.
Teoria Genética da Aprendizagem
A Teoria Genética da Aprendizagem, conceituada por Piaget depois de estudos realizados em crianças desde seu nascimento até a adolescência, afirma que o conhecimento é construído através da interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes.
Para Jean Piaget, a aprendizagem se dá em meio à transformação de um conhecimento prévio em um novo.
Teoria Sociocultural
Foi Vygotsky que desenvolveu á teoria sócio-cultural do desenvolvimento cognitivo, essa teoria tem raízes na teoria marxistas do materialismo dialéticos que as mudanças históricas na sociedade e a vida material produzem mudanças na natureza humana. Vygotsky acreditava que a aprendizagem na criança poderia ocorrer através do jogo, da brincadeira, da instrução formal ou do trabalho entre um aprendiz e um aprendiz mais experiente. Outro ponto básico de Vygotsky é que o desenvolvimento da criança é que primeiro ela entra em contato com ambiente social, o que ocorre ao nível interpessoal, depois á criança entra em contato com ela própria num nível intrapessoal e o desenvolvimento não pode ser separado do contexto social, a cultura afeta a forma como pensamos, cada cultura tem seu próprio impacto. O conhecimento depende da experiência social.
A educação é vista como processo social sistemático de construção da humanidade. A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas, pois não há um desenvolvimento pronto e pré-visto dentro de nós, ele se atualiza conforme o tempo passa e recebemos influências internas sempre visando autonomia do aluno, a criança tem a possibilidade de aprender e o que faz com a ajuda dos outros e autonomia que pode fazer sozinha.
Teoria Psicanalítica
Essa teoria foi elaborada e sistematizada por Freud, é uma das teorias mais influentes sobre os mecanismos que movem a personalidade e os processos do inconsciente que dirigem a funcionalidade e o comportamento pessoal. Através de conversas com seus pacientes, Freud, acreditava que seus problemas originavam-se de inaceitação cultural, sendo assim reprimidos seus desejos inconscientes e fantasias de natureza sexual.
Podemos afirmar que a teoria freudiana problematizava não a moralidade, mas o excesso do recalque provocado pela própria moral, que iria somar ao desprazer natural do homem, tornando a sociedade humana totalmente impregnada de valores éticos e morais. A contribuição de Freud foi de fundamental importância para o campo científico, haja vista que, agora a mente humana se tornou alvo de estudos e principalmente, graças às conclusões freudianas, o entendimento do funcionamento biológico dos seres humanos ficou mais completo, devido a não separação entre o corpo e a mente.
A aprendizagem significativa pode acontecer a partir de representações, de conceitos ou de proposições. A aprendizagem
...